Vem aí a 18ª Romaria do
Terço dos Homens

FALTA POUCO!

Dias:
:
Horas:
:
Min:
:
Seg:

18ª Romaria do Terço dos Homens

História da Igreja

O ano dos quatro papas

Em 1276, a Igreja viveu um fato único: quatro papas se sucederam em poucos meses, em pleno auge do poder medieval do papado.

Pe Jose Inacio de Medeiros

Escrito por Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

05 FEV 2026 - 14H18 (Atualizada em 05 FEV 2026 - 16H05)

Reprodução/IA

O ano de 1978 ficou marcado na história da Igreja, sendo chamado de “o ano dos três papas”. Morrendo Paulo VI (1963-1978) em 06 de agosto, aconteceu a eleição de João Paulo I no dia 26 do mesmo mês. Ele governaria a Igreja por apenas 33 dias, vindo a falecer de forma súbita em 28 de setembro, sendo substituído por João Paulo II, eleito no dia em 16 de outubro.

João Paulo II foi um dos papas que alcançou um dos maiores pontificados de todos os tempos na história da Igreja, com mais de 25 anos de pontificado. Esse fato, porém, não é único na Igreja, pois no passado, no tempo da Idade Média, já havia acontecido um ano em que a Barca de Pedro foi governada por quatro papas, ou possivelmente até cinco. O ano de 1276 foi aquele em que a Igreja foi governada por quatro papas, existindo alguns historiadores que chegam a afirmar, sem comprovação, a existência de um quinto papa nesse mesmo ano.

Quatro papas em pouco tempo

A Igreja vivia em pleno período medieval, época em que o Papa era a maior autoridade do mundo. O poder e a influência da Igreja não ficavam restritos ao espiritual, abrangendo todas as dimensões da vida humana e da sociedade, com forte influxo no âmbito temporal.

      • Gregório X (01), que havia recebido o nome de Tebaldo ou Teobaldo Visconti em seu batismo, nasceu na cidade italiana de Piacenza em 21 de janeiro de 1210. Ele foi eleito como o 184º Papa da Igreja Católica em 1º de setembro de 1271, sendo o responsável pela realização do Segundo Concílio de Lyon e pela Constituição Apostólica Ubi Periculum, que instituiu oficialmente o conclave para a eleição dos pontífices. Gregório X faleceu em Arezzo no dia 10 de janeiro de 1276, tendo sido beatificado pelo Papa Clemente XI em 1713. No total, governou a Igreja faltando poucos dias para completar 05 anos.
      • Depois dele, Pierre de Tarentaise, italianizado como Pedro de Tarantasia, nascido em Champagny-en-Vanoise ou La Salle, em 1224 ou 1225, foi coroado como o 185º papa da Igreja Católica, assumindo o nome de Inocêncio V (02). O novo papa, que era estreito colaborador do papa anterior, governou a Igreja por um pouco mais de 5 meses. Assumindo o pontificado em 21 de janeiro de 1276, veio a falecer no dia 22 de junho. Ele foi o primeiro pontífice pertencente à Ordem Dominicana, sendo beatificado pelo Papa Leão XIII, em 1898. Durante os poucos meses de seu pontificado, organizou uma cruzada para ajudar na libertação do Reino de Castela, na Espanha e buscou se aproximar da Igreja Oriental, mas o tempo foi curto para novas iniciativas.
      • No dia 11 de julho, após a morte de Inocêncio V, Ottobono Fieschi dos Condes de Lavagna, nascido em Gênova, foi coroado como o 186º papa da Igreja Católica, com o nome de Adriano V (03). Na Divina Comédia, ele é colocado por Dante Alighieri no Purgatório, devido à sua incansável busca pelo poder e por sua avareza. Era um influente cardeal antes da eleição e, assim que foi eleito, suspendeu as rígidas regras do conclave, mas também governou a Igreja por pouco tempo, falecendo um mês depois, em 18 de setembro de 1276, em Viterbo.
      • Após a morte de Adriano V, o Conclave coroou como 187º papa da Igreja Católica a Pedro Julião, único papa português da história. Ele nasceu em Lisboa, em 1210, e como papa assumiu o nome de João XXI (04). Ele é colocado entre os poucos pontífices mencionados por Dante Alighieri e colocados no Paraíso em sua Divina Comédia. Sendo eleito em 08 de setembro de 1276, o português governou a Igreja por 254 dias, até sua morte em 20 de maio de 1277, em decorrência da queda do forro de seu escritório sobre ele. João XXI se destacou pela sua formação, pela ciência e pela tentativa de buscar a união com o Oriente e pacificação da Europa.


Reprodução/ Wikimedia Commons Reprodução/ Wikimedia Commons

Pode ter existido um quinto Papa nesse ano

Alguns historiadores afirmam que, no conclave iniciado em Viterbo, em 19 de agosto de 1276, tenha sido eleito o Cardeal Vicedomino Vicedomini, nascido em Piacenza em 1210 ou 1215, mas que faleceu repentinamente em 6 de setembro de 1276, poucas horas após ser eleito papa.

Os historiadores são divididos sobre a hipótese de sua eleição, com alguns afirmando ser possível que ele tenha sido eleito na tarde de 5 de setembro de 1276, quando já estava febril há vários dias.

Ele aceitou, comunicando que escolheria o nome pontifício de Gregório XI, em homenagem ao seu ilustre tio, mas que ele morreria nas primeiras horas da manhã seguinte, sem que sua eleição tivesse sido formalizada.

A hipótese de um quinto papa em 1276 nunca foi confirmada nos documentos oficiais da Santa Sé, que não mencionam esse episódio, tanto que o nome de Gregório XI é dado a Pierre Roger de Beaufort, nascido em 1329, eleito como o 201º papa da Igreja Católica em 30 de dezembro de 1370, governando a Igreja até sua morte, em 27 de março de 1378.

Ele foi o último dos papas de Avignon, pois em 1377, trouxe a sede pontifícia de volta a Roma.

add Acompanhe as principais notícias do Santo Padre

Escrito por:
Pe Jose Inacio de Medeiros
Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

Missionário redentorista que atua no Instituto Histórico Redentorista, em Roma. Graduado em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma. Atuou na área de comunicação, sendo responsável pela comunicação institucional e missionária da antiga Província Redentorista de São Paulo, tendo sido também diretor da Rádio Aparecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em História da Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...