O ano de 1978 ficou marcado na história da Igreja, sendo chamado de “o ano dos três papas”. Morrendo Paulo VI (1963-1978) em 06 de agosto, aconteceu a eleição de João Paulo I no dia 26 do mesmo mês. Ele governaria a Igreja por apenas 33 dias, vindo a falecer de forma súbita em 28 de setembro, sendo substituído por João Paulo II, eleito no dia em 16 de outubro.
João Paulo II foi um dos papas que alcançou um dos maiores pontificados de todos os tempos na história da Igreja, com mais de 25 anos de pontificado. Esse fato, porém, não é único na Igreja, pois no passado, no tempo da Idade Média, já havia acontecido um ano em que a Barca de Pedro foi governada por quatro papas, ou possivelmente até cinco. O ano de 1276 foi aquele em que a Igreja foi governada por quatro papas, existindo alguns historiadores que chegam a afirmar, sem comprovação, a existência de um quinto papa nesse mesmo ano.
A Igreja vivia em pleno período medieval, época em que o Papa era a maior autoridade do mundo. O poder e a influência da Igreja não ficavam restritos ao espiritual, abrangendo todas as dimensões da vida humana e da sociedade, com forte influxo no âmbito temporal.
Alguns historiadores afirmam que, no conclave iniciado em Viterbo, em 19 de agosto de 1276, tenha sido eleito o Cardeal Vicedomino Vicedomini, nascido em Piacenza em 1210 ou 1215, mas que faleceu repentinamente em 6 de setembro de 1276, poucas horas após ser eleito papa.
Os historiadores são divididos sobre a hipótese de sua eleição, com alguns afirmando ser possível que ele tenha sido eleito na tarde de 5 de setembro de 1276, quando já estava febril há vários dias.
Ele aceitou, comunicando que escolheria o nome pontifício de Gregório XI, em homenagem ao seu ilustre tio, mas que ele morreria nas primeiras horas da manhã seguinte, sem que sua eleição tivesse sido formalizada.
A hipótese de um quinto papa em 1276 nunca foi confirmada nos documentos oficiais da Santa Sé, que não mencionam esse episódio, tanto que o nome de Gregório XI é dado a Pierre Roger de Beaufort, nascido em 1329, eleito como o 201º papa da Igreja Católica em 30 de dezembro de 1370, governando a Igreja até sua morte, em 27 de março de 1378.
Ele foi o último dos papas de Avignon, pois em 1377, trouxe a sede pontifícia de volta a Roma.
Papa convida à oração pelas crianças com doenças incuráveis
Em mais um “Reze com o Papa”, os fiéis rezarão com intenção pelos pequenos que sofrem adoentados por doenças que não tem cura
Oração para tempos de frieza na Fé
Quando a fé esfria precisamos recorrer mais constantemente à oração no nosso cotidiano. Quando rezamos reacendemos a chama do coração pelo Espírito Santo.
Santa Águeda: símbolo de força e proteção para mulheres
Santa Águeda, mártir do século III, é sinal de fé, coragem e intercessão, especialmente para mulheres que enfrentam o câncer de mama e o sofrimento.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.