Durante o tempo quaresmal, sempre aparece um dos títulos mais conhecidos de Cristo: o Salvador da humanidade, pois Deus sempre teve isso como projeto: conduzir todos os povos à salvação.
“Isto é uma boa coisa e agrada a Deus, nosso Salvador; ele quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (1Tm 2 ,3-4)
Mas também existe outro grande título atribuído a Jesus que está dentro deste plano de Salvação: O Santíssimo Redentor.
Para entender o que significa, explicamos do que se trata a redenção, palavra que significa “Ato de resgatar de qualquer forma de escravidão ou opressão”, ou seja, a libertação de toda limitação que impede o acesso do ser humano à plenitude com Deus.
“Jesus Cristo, morrendo, apagou nossa condenação com seu sangue para que assim recuperássemos a esperança do perdão e da salvação eterna”, diz Santo Afonso de Ligório, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, no livro A Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Deus enviou seu Filho Jesus para ensinar o amor incondicional a Deus, capaz de nos resgatar das indecências humanas. Na liberdade e no amor, Jesus se oferece ao máximo, para que seja extrema nossa vontade de estar mais perto de Deus.
“Jesus é o Redentor! O Messias enviado junto do Pai para redimir toda a humanidade. A palavra’ redentor’ está intimamente ligada a palavra ‘salvação’, por isso, Jesus é o ápice de toda redenção que o Pai ofereceu para toda a humanidade. A redenção é a proposta do Pai por meio de Jesus para nós! Abraçar esta redenção é alcançar a própria salvação. Portanto, o caminho da nossa salvação é a pessoa de Jesus!”, disse o missionário redentorista Padre Ferdinando Mancílio.
A entrega total de Cristo na Cruz resgata a humanidade dos poderes que nos oprimem. O amor incondicional de Deus, explicitamente mostrado na Páscoa e na efusão do Santo Espírito, dá movimento e dinâmica de liberdade, apontando para uma nova direção, como está no livro de Gálatas.
“Mas quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à lei, para resgatar os que estavam sujeitos à lei, a fim de recebermos a adoção filial” (Gl 4, 4 -5)
Projeto de redenção para todos
A Redenção que Jesus nos oferece é uma libertação integral, ou seja, física e espiritual, pessoal e social, temporal e eterna. A proposta de Jesus é que acolhamos o Reinado de Deus em nossas vidas, no qual seremos todos filhos de um mesmo Pai e nos trataremos como irmãos. e no qual o dom da vida e o direito de viver dignamente serão iguais para todos.
Para ainda mais divulgar esta devoção e o significado deste resgate em nossas vidas, algumas dioceses, ordens e os Missionários Redentoristas celebram no terceiro domingo de julho, a Festa do Santíssimo Redentor, solenidade que está intimamente ligada a este mistério vindo da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
“O mundo carece de redenção. São tantas as situações de escravidão, situações que precisam ser atingidas pela Redenção, e nós somos o canal para que ela atinja a todas essas realidades. É preciso que haja comida na mesa das pessoas, que haja saúde, que haja emprego. Que Maria Santíssima, nos ajude a trilhar o caminho bendito de seu filho, o Santíssimo Redentor”, disse Padre Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R., superior da Província Nossa Senhora Aparecida, na festa do Santíssimo Redentor em julho de 2022.
Padre Rodrigo Arnoso fala sobre a Redenção na Bíblia
Jubileu 2025 divulga programação dos grandes eventos
Serão 26 grandes eventos de forma presencial e online para peregrinos de todo o mundo
CEFEP abre inscrições para curso de formação política
Inscrições abertas para o Curso de Formação Política do CEFEP, com início em 2025. Bolsa disponível para candidatos com dificuldades financeiras. Saiba mais.
Pascom lança série de podcasts inspirados no mês da Bíblia
No Mês da Bíblia, a série de podcasts "Uma história que se renova" oferece reflexões e orações para comunicadores católicos. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.