Junto com São Judas Tadeu, em 28 de outubro a Igreja celebra São Simão, também Apóstolo de Jesus, o menos conhecido entre os doze. Para não confundir com Pedro, que se chamava Simão, nos Evangelhos, um dos primos de Jesus é chamado de Cananeu, porque era natural de Caná da Galileia.
Leia MaisSão Judas Tadeu no Brasil: A devoção que une milhares de "Tadeus"Confira curiosidades sobre São Simão e São Judas TadeuSimão também era conhecido como "Zelote", por ser um ardoroso defensor dos costumes judaicos, tinha o desejo de retirar o Império Romano do poder em Israel a qualquer custo para reconquistar o poder e a autonomia política de Jerusalém.
Esse zelo pelas coisas sagradas e pelo templo se confundia com um espírito de combate e vingança que guardava dentro de si. Mas a partir do encontro com Cristo, seu coração e seus pensamentos mudaram ao entender que o Salvador veio ao mundo não apenas para uma libertação política, mas a verdadeira liberdade.
As palavras e principalmente as atitudes de Jesus tocaram a alma de Simão que ao invés da violência passou a usar a força misericórdia e do anúncio do Evangelho de Cristo, se tornando testemunha da Ressurreição e de seus ensinamentos.

Coragem apostólica
Recebendo o Espírito Santo junto aos demais apóstolos (At 2), Simão iniciou suas missões pelo Egito, Mauritânia, Líbia, Numidia, Cirenia e Abjásia, sendo instrumento de Deus para a conversão de numerosos pagãos na costa nordeste do Mar Negro.
Assim como os outros apóstolos, Simão também percorreu os caminhos do Evangelho sem mala, sem dinheiro, pregando o reino dos Céus; curou os enfermos, ressuscitou os mortos, limpou os leprosos, expulsou os espíritos maus; zeloso desde jovem das tradições hebraicas, e agora zeloso e humilde servo do Senhor.
Judas Tadeu e Simão foram martirizados a golpes de bastões, machados e lanças a mando de sacerdotes da religião persa. Isso terá ocorrido no dia 28 de outubro do ano 70. Foi Santa Brígida da Suécia (1303-1373) que propagou a devoção a São Judas Tadeu como santo das causas perdidas, desesperadas e difíceis de serem resolvidas.
Esses dois apóstolos, Judas Tadeu e Simão, foram exímios missionários do Reino de Deus. E que nós, como discípulos, possamos exercer também, com vigor profético, a nossa missão evangelizadora.
Reze conosco a Oração a São Judas Tadeu
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.