No dia 28 de outubro, a Igreja celebra o dia de São Simão e São Judas Tadeu, apóstolos de Jesus. O Evangelho de Mateus 10, 1-4 menciona o nome dos dois durante a passagem da escolha dos doze. Leia MaisSão Matias, o apóstolo que assumiu o lugar que pertencia a JudasÉ verdade que Jesus teve mais de 12 apóstolos?
“São estes os nomes dos doze apóstolos: em primeiro lugar, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Felipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que o traiu”.
Confira curiosidades sobre esses dois santos:
1 – Significados dos nomes
São Simão possuía o cognome de Cananeu ou Zelota, palavra de origem hebraica que significa “zeloso”.
Judas significa “Deus seja louvado” e Tadeu, do aramaico “magnânimo, que denota generosidade”.
2 – Morreram juntos como mártires
A tradição ensina que Simão e Judas Tadeu encontraram-se na Pérsia e percorreram diversas províncias onde evangelizaram e levaram conhecimento histórico e religioso. Por esse motivo, foram martirizados como testemunhas do seguimento a Jesus Cristo. As relíquias de ambos estão na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
3 – Primo de Jesus
Diz-se que São Judas era primo de Jesus, e dessa forma, sobrinho de Maria, bem como tio de outros apóstolos: São Tiago e São João.
4 – Padroeiro das causas impossíveis
Pode-se afirmar que a devoção à São Judas Tadeu se tornou mais popular devido a uma revelação feita por Jesus a Santa Brígida da Suécia. Ela teria escrito que Nosso Senhor, em sua aparição, revelou que todos aqueles que necessitavam de resoluções de causas impossíveis deveriam recorrer ao santo.
Festa de São Judas Tadeu
O Santuário São Judas Tadeu, localizado próximo ao Aeroporto de Congonhas em São Paulo (SP), conta com uma programação composta de missas, bênçãos, confissões e atrações musicais. O tema da Festa deste ano é “São Judas Tadeu, apóstolo escolhido por Cristo!”
:: Confira aqui a programação completa da Festa de São Judas.
Padre Queimado explica a missão de São Judas Tadeu
Conservação completa do Juízo Final é prevista para antes da Páscoa
Imprensa dos Museus Vaticanos informa que a limpeza do afresco de Michelangelo deve ser concluída antes da Semana Santa, sem interromper as visitas.
9º Encontro Nacional da Pascom acontece em Aparecida (SP)
As inscrições para o Encontro Nacional da PASCOM já estão abertas, o encontro reúne comunicadores de todo o país para formação, partilha e espiritualidade em Aparecida.
O que o Papa Leão XIV pede aos padres hoje?
O Papa apresenta orientações práticas aos padres sobre como orientar jovens, usar a internet, ter fraternidade e a missão na Igreja hoje. Veja os pontos centrais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.