jaime-hilario (Reprodução)
Reprodução
Espiritualidade

Quem foi Ir. Jaime Hilário?

Martín Ugarteche (Arquivo pessoal)

Escrito por Martín Ugarteche Fernández

18 JAN 2021 - 08H21 (Atualizada em 18 JAN 2022 - 10H47)

Reprodução
Reprodução

Manuel Barbal Cosan (Irmão Jaime Hilário) foi um religioso lassalista, mártir da Guerra Civil Espanhola. Nasceu no dia 2 de janeiro de 1888 na Província de Lérida, na Espanha.

Nasceu numa família cristã e desde muito cedo trabalhou na lavoura, ingressando aos treze anos no Seminário Menor de Urgel. Devido a uma doença auditiva, não pôde continuar com os estudos para o sacerdócio.

Leia MaisSão Pedro de Alcântara, co-padroeiro do Brasil

Anos depois, no começo de 1917, ingressou no noviciado dos Irmãos das Escolas Cristãs (Lassalistas), adotando o nome de Jaime Hilário, dedicando-se desde então à vida de educador e catequista, percorrendo várias cidades da Espanha.

Depois de uma rara visita à sua família, em 1936, e tendo estourado a Guerra Civil Espanhola, foi perseguido e encarcerado pelo simples fato de ser um religioso. Depois de ser recolhido ao Cárcere Público de Lérida, posteriormente foi enviado a Tarragona, onde ficou recluso em um “barco-prisão”, junto com outros religiosos.

Em 15 de janeiro de 1937, foi citado perante o tribunal. Apesar de ter sido aconselhado para esconder a sua condição de religioso, e de se apresentar como jardineiro do colégio no qual trabalhava, Jaime Hilário instruiu o advogado que o próprio tribunal lhe assignou para dizer que ele era religioso lassalista.

O Irmão Jaime Hilário foi condenado à morte e fuzilado no dia 18 de janeiro de 1937, no cemitério “La Oliva”, em Tarragona. As suas últimas palavras foram: “Morrer por Cristo é viver, meus rapazes!”.

Como parte do seu legado espiritual, figuram as cartas aos seus familiares, as quais respiram um profundo amor a Deus e um apreço pela virtude da fidelidade à própria vocação e Congregação.

Ele foi beatificado e canonizado por São João Paulo II, em 1990 e 1999 respectivamente. A sua festa é celebrada no dia 28 de julho.

Escrito por
Martín Ugarteche (Arquivo pessoal)
Martín Ugarteche Fernández

Martín é peruano, membro do Sodalício de Vida Cristã desde o ano 1996. No ano 2001 foi destinado ao Brasil, onde desenvolveu diversos projetos de evangelização da cultura, como o Concurso Literário Histórias de Natal e a Exposição Fotográfica Vida em Movimento. Doutor em Filosofia pela Universidade dos Andes no Chile, por muitos anos foi professor na Universidade Católica de Petrópolis. Atualmente reside em Roma, onde é responsável de uma das comunidades do Sodalício na Itália e faz parte da equipe de formação da referida instituição. Ligado afetivamente ao Brasil, Martín continua escrevendo artigos mensalmente para o A12 e recentemente lançou um curso on-line de filosofia cristã, que é oferecido pelo Centro de Estudos Católicos na sua plataforma digital.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.