Todo comunicador católico já teve algum contato com a história do padroeiro dos jornalistas e escritores. O legado espiritual de São Francisco de Sales é muito reconhecido pela Igreja e, além dele ser mestre da mansidão e caridade ensina-nos como transformar um dom pessoal em meio fecundo para anunciar o reino de Deus.
Por meio da sua aptidão para a escrita, fez dos meios de comunicação de sua época instrumentos de sua missão. Seus textos ultrapassaram os séculos e ainda hoje é um canal de estudos e espiritualidade para os fieis, um exemplo é a sua famosa obra Filoteia ou Introdução à Vida Devota que é um guia de como viver a fé e as virtudes no cotidiano.
A relevância de São Francisco de Sales para a vida da Igreja fez com que o Papa Francisco em 2022, na ocasião do centenário da morte do santo, publicasse a Carta Apostólica “Totum amoris est - Tudo pertence ao amor”. Nela, ele ressalta como o Francisco soube ajudar as pessoas a viver a caridade e a liberdade.
Ainda, neste documento é possível observar a rica influência deste exímio comunicador. E para celebrar sua memória litúrgica em 24 de janeiro, carinhosamente conhecido como dia do jornalista católico, vamos refletir alguns dos ensinamentos deixados por ele.
Em “Totum amoris est” o papa Francisco relata que Francisco de Sales encorajou um sacerdote a concretizar o desejo de escrever textos originais dizendo:
“Devo dizer-vos que o conhecimento, que vou adquirindo dia a dia dos humores do mundo, me leva a desejar apaixonadamente que a Bondade divina inspire algum dos seus servos a escrever segundo o gosto deste pobre mundo”.
O texto mostra que o santo tinha consciência do contexto cultural da sua época, incentivando a escrever adequando a linguagem e o estilo àquelas pessoas. O que acaba reforçando para nós a importância de ter em conta com quem se fala e o tempo em se escreve.
Na sequência, o papa cita outra fala de Francisco de Sales que revela a importância de comunicar pela via do amor, com a ajuda da graça:
“O mundo está a tornar-se tão delicado que, em breve, já não se ousará tocá-lo senão com luvas de veludo, nem medicar as suas chagas senão com cataplasmas de cebola; mas que importa, desde que os homens sejam curados e, em última análise, salvos? A nossa rainha, a caridade, faz tudo pelos seus filhos.”
O papa ainda complementou dizendo a que “palavra” que o santo tinha amado desde a sua juventude, era capaz de abrir caminho, desvendando novos horizontes, num mundo em rápida transição.
Afirmou que também é nossa tarefa ser: “Uma Igreja não autorreferencial, liberta de toda a mundanidade mas capaz de habitar no seio do mundo, partilhar a vida das pessoas, caminhar juntos, escutar e acolher”.
A comunicação do padroeiro dos escritores e jornalistas era simples e próxima da vida cotidiana, nascia da escuta e se confirmava no testemunho de vida.
Com ele aprendemos a relevância de uma comunicação atrativa e caridosa, que busca mais salvar do que vencer, mais atrair do que constranger, fazendo da palavra um verdadeiro instrumento de cuidado e esperança.
Que São Francisco de Sales interceda por todos nós, para que nossos talentos, colocados nas mãos de Deus, levem a muitos o anúncio do Seu amor.
add_box Vencendo a ira: O exemplo de São Francisco de Sales
Fonte: Totum amoris est
Papa para o Dia Mundial da Comunicação: “preservar o humano”
Em sua primeira mensagem, Leão XIV alerta para os riscos da IA na comunicação e defende rostos e vozes humanas como centro das relações e da inovação digital.
Catequese: por que ela é essencial para toda a Igreja?
A catequese é um caminho permanente de fé que anuncia Jesus, forma discípulos adultos e fortalece a missão da Igreja hoje. Entenda seu papel na Santa Igreja!
Curso sobre direitos da população de rua abre nova edição
Curso on-line do MAGIS Brasil aprofunda os direitos das pessoas em situação de rua e fortalece a vivência da Campanha da Fraternidade 2026.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.