Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Espiritualidade

São Padre Pio, “perfeito seguidor de Cristo Crucificado”

Escrito por Giovana Marques

22 SET 2025 - 15H50 (Atualizada em 22 SET 2025 - 17H09)

Vatican News

Cada santo da Igreja se destaca por algumas características particulares. Embora todos tenham vivido de maneira exemplar a caridade cristã, há aspectos singulares na vocação dada por Deus a cada um, os quais podemos nos inspirar.

São Padre Pio de Pietrelcina, o franciscano conhecido por suas experiências místicas com Cristo Crucificado e por sua profunda entrega na missão sacerdotal, mostra-nos uma vida imersa nas realidades sobrenaturais.

Ele nasceu no dia 25 de maio de 1887 e foi batizado com o nome de Francisco. Com apenas 16 anos, em janeiro de 1903, entrou para o noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, quando passou a ser chamado de Frei Pio.

Em 10 de agosto de 1910, Frei Pio foi ordenado sacerdote. Ele viveu em plenitude sua vocação de contribuir para a salvação das almas através da direção espiritual, do sacramento da confissão e das celebrações de Missas.

Conheça 3 fatos significativos da vida santa de Padre Pio:

Espírito de Sacrifício

Você já ouviu falar nos seus estigmas? No cristianismo, alguns santos receberam nos seus corpos as chagas de Jesus Crucificado, como sinais invisíveis ou visíveis.

IA/ Shutterstock IA/ Shutterstock Santos que receberam estigmas - São Francisco, Padre Pio e Santa Rita de Cássia

Padre Pio foi um deles. Em setembro de 1910, ele recebeu as feridas invisíveis, que em 1918 tornaram-se visíveis, permanecendo por cinquenta anos, até a sua morte em 23 de setembro de 1968.

Este foi um dos sofrimentos que suportou com serenidade, além de outros oferecidos pela salvação das almas e das mortificações para alcançar a virtude da temperança. “Era um homem de oração e sofrimento”.

Amor abrasado por Deus e pelo próximo

São Padre Pio preocupou-se com a salvação das almas, mas também em aliviar os sofrimentos e misérias do povo ao fundar a “Casa Alívio do Sofrimento”, inaugurada em maio de 1956 e que se tornou um Hospital em San Giovanni Rotondo, na Itália.

Wikipedia Wikipedia

No entanto, a Igreja considerou como expressão máxima da sua caridade o acolhimento que prestou a inúmeras pessoas que buscavam pelo seu atendimento no confessionário.

“Procuravam-no na igreja, na sacristia, no convento. E ele prestava-se a todos, fazendo renascer a fé, espalhando a graça, iluminando. Mas, sobretudo nos pobres, atribulados e doentes, ele via a imagem de Cristo e a eles se entregava de modo especial.” (Vatica.va)

Espírito de Obediência

O franciscano era consciente da missão, como Padre pertencente a uma Ordem. Observou generosamente os votos que professou, sendo obediente em tudo aos seus superiores.

Vatican Media Vatican Media

“A sua obediência era sobrenatural na intenção, universal na extensão e integral no cumprimento.” (Vatica.va)

Em vista desse compromisso, viveu devotamente o espírito de pobreza, desapego e castidade, assim como propõe a Congregação de São Francisco de Assis.

add_box Como Padre Pio viveu os estigmas?

Fonte: Vatican.va

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...