Cada santo da Igreja se destaca por algumas características particulares. Embora todos tenham vivido de maneira exemplar a caridade cristã, há aspectos singulares na vocação dada por Deus a cada um, os quais podemos nos inspirar.
São Padre Pio de Pietrelcina, o franciscano conhecido por suas experiências místicas com Cristo Crucificado e por sua profunda entrega na missão sacerdotal, mostra-nos uma vida imersa nas realidades sobrenaturais.
Ele nasceu no dia 25 de maio de 1887 e foi batizado com o nome de Francisco. Com apenas 16 anos, em janeiro de 1903, entrou para o noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, quando passou a ser chamado de Frei Pio.
Em 10 de agosto de 1910, Frei Pio foi ordenado sacerdote. Ele viveu em plenitude sua vocação de contribuir para a salvação das almas através da direção espiritual, do sacramento da confissão e das celebrações de Missas.
Conheça 3 fatos significativos da vida santa de Padre Pio:
Você já ouviu falar nos seus estigmas? No cristianismo, alguns santos receberam nos seus corpos as chagas de Jesus Crucificado, como sinais invisíveis ou visíveis.
Santos que receberam estigmas - São Francisco, Padre Pio e Santa Rita de Cássia
Padre Pio foi um deles. Em setembro de 1910, ele recebeu as feridas invisíveis, que em 1918 tornaram-se visíveis, permanecendo por cinquenta anos, até a sua morte em 23 de setembro de 1968.
Este foi um dos sofrimentos que suportou com serenidade, além de outros oferecidos pela salvação das almas e das mortificações para alcançar a virtude da temperança. “Era um homem de oração e sofrimento”.
São Padre Pio preocupou-se com a salvação das almas, mas também em aliviar os sofrimentos e misérias do povo ao fundar a “Casa Alívio do Sofrimento”, inaugurada em maio de 1956 e que se tornou um Hospital em San Giovanni Rotondo, na Itália.
No entanto, a Igreja considerou como expressão máxima da sua caridade o acolhimento que prestou a inúmeras pessoas que buscavam pelo seu atendimento no confessionário.
“Procuravam-no na igreja, na sacristia, no convento. E ele prestava-se a todos, fazendo renascer a fé, espalhando a graça, iluminando. Mas, sobretudo nos pobres, atribulados e doentes, ele via a imagem de Cristo e a eles se entregava de modo especial.” (Vatica.va)
O franciscano era consciente da missão, como Padre pertencente a uma Ordem. Observou generosamente os votos que professou, sendo obediente em tudo aos seus superiores.
“A sua obediência era sobrenatural na intenção, universal na extensão e integral no cumprimento.” (Vatica.va)
Em vista desse compromisso, viveu devotamente o espírito de pobreza, desapego e castidade, assim como propõe a Congregação de São Francisco de Assis.
add_box Como Padre Pio viveu os estigmas?
Fonte: Vatican.va
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.