Espiritualidade

Ser pai como Deus nos ensina: o exemplo de Jó

Conheça os ensinamentos do profeta para lhe auxiliar na vocação paterna

Escrito por Isabela Araujo

12 AGO 2022 - 14H41 (Atualizada em 12 AGO 2022 - 15H21)

Shutterstock/ Leolintang

Leia MaisSer pai como Deus nos ensina: o exemplo de São JoséSer pai como Deus nos ensina: o exemplo do profeta Abraão

Ser pai demanda ser exemplo. Exemplo de fé, de integridade, de bondade e confiança. Por isso, a figura de Jó remete também a figura de um pai exemplar, pois além de amor, ensinou a seus filhos os princípios da vida.

O profeta enfrentou tentações do demônio, que lhe tirou os seus primeiros filhos, sua saúde e toda sua fonte de dinheiro e mesmo nesses piores momentos não deixou de temer e confiar em Deus.

O Padre Rubens, C.Ss.R., explica que a forma como Jó vivenciou as tentações do demônio, sempre com confiança e amor em Deus, transmitiu bons ensinamentos a sua família.

“Esse ensinamento de confiança e de fé em Deus, Jó sempre transmitiu a sua família, tanto antes de todas as situações de desgraça, quanto depois de restabelecer a sua felicidade. Jó reunia a sua família para uma refeição, uma ação de graças, e oferendas e sacrifícios a Deus”, diz o Padre.

Esta é outra questão importante: a reunião e a união da família. Jó, como citado pelo Padre, unia sua família e também lhes incluía nos momentos de oferendas e sacrifícios a Deus, de modo que lhes apresenta o caminho do Senhor e percorre de forma conjunta.

Se espelhe em Jó: “Jesus, apesar dos pesares e de toda a situação que Ele viveu, confiou no Pai e o Pai O ressuscitou. Porque Jesus, assim como Jó, não se desesperou e fez da sua vida uma oferta. Assim também deve ser a vocação do pai, uma oferta a Deus como colaborador dele na vocação paternal”, explica Padre Rubens.

Confie em Deus, deposite suas certezas e incertezas em Suas mãos e guie seus filhos para que sigam o exemplo. Os ensine a trilhar um caminho semeado a oração, temência e obediência a Deus e seja o maior exemplo dessas ações.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.