Espiritualidade

Ser pai como Deus nos ensina: o exemplo do profeta Abraão

Conheça a história de Abraão e seus ensinamentos

Escrito por Isabela Araujo

10 AGO 2022 - 12H08 (Atualizada em 10 AGO 2022 - 15H27)

TSViPhoto/ Shutterstock

Leia MaisDúvida Vocacional: Eu tenho vocação para ser pai?Vamos rezar pelos Pais!

Ser pai é um ato de amor e dedicação, mas não deixa de ter seus desafios e provações. Cuidar, ensinar, encaminhar e educar demandam esforços e conhecimentos e, para isso, a própria Bíblia Sagrada apresenta ensinamentos e exemplos para orientar nesta vocação.

Abraão é um destes grandes exemplos da Escritura. Pai da multidão e da fé, o profeta de ser olhado como um verdadeiro espelho, no âmbito da fé, temência a Deus e figura de pai.

O nome original de Abraão era Abrão, com apenas um “a”. Deus deu o novo nome ao homem, pois declarou que ele seria pai de uma multidão de nações, mesmo aos seus noventa e nove anos.

“Quando Abrão tinha noventa e nove anos, Javé lhe apareceu e lhe disse: ‘Eu sou o Senhor onipotente: anda em minha presença e sê perfeito. Porei minha aliança entre mim e ti e te tornarei extremamente numeroso’. Abrão prostrou-se com o rosto em terra e Deus lhe disse: ‘Esta é minha aliança contigo: serás pai de uma multidão de nações. Não mais te chamarás Abrão, mas teu nome será Abraão, porque te farei pai de uma multidão de nações”. (Gênesis 17).

O Padre Ferdinando Mancílio, C.Ss.R., Missionário Redentorista, fala sobre a experiência divina de Abraão ter se tornado pai, por ter tido filhos mesmo idoso, e os ensinamentos que ele deixa para nós.

“Abraão se torna pai porque Deus se fez presente na sua vida. Aí é que está o grande sentido de ser pai: a obediência a Deus”, refere-se o Padre ao contar o momento em que o profeta prova a sua fé no momento em quase sacrifica Isaac, sendo impedido pela presença do anjo enviado por Deus.

O Missionário Redentorista finaliza com uma reflexão a todos nós fieis, mas também aos pais, para que sempre consultem a Sagrada Escritura. Abraão nos dá este grande exemplo, para sermos educadores, cumprindo a vontade de Deus em nossa vida. E a vontade de Deus hoje é a que está no Evangelho, consultemos o Evangelho e descubramos a vontade de Deus sobre nós. Este é o caminho e este é o exemplo de Abraão”.

Ao ser pai, você está cumprindo o desejo de Deus para a sua vida, por isso, nada mais eficiente do que ouvir o que o próprio Senhor tem a dizer para lhe instruir em sua missão. Seja como Abraão, coloque as vontades de Deus a frente das suas e seja um pai como o profeta foi para seus filhos e assim como Deus é para nós, pai de amor.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.