Se você já assistiu ao filme “Divertidamente”, deve ter analisado a forma lúdica que nossas emoções e sentimentos são apresentados.
É claro que a ideia de ter pequenos personagens representando os sentimentos vem embasadas de muitos estudos científicos para explicar de uma maneira fácil como lidamos com cada um desses sentimentos e emoções.
Sabemos que existem algumas dessas emoções, como a personagem “Ansiedade”, que atrapalham o funcionamento do nosso corpo e até mesmo interferem na forma com que lidamos com os outros sentimentos.
Na vida real, a ansiedade nos exige um acompanhamento médico que possa orientar e cuidar da nossa mente. Mas também é possível aliar esse acompanhamento médico com a nossa espiritualidade.
“Não vos inquieteis com nada, mas em toda necessidade apresentai a Deus vossos pedidos com orações, súplicas e ações de graças. E a paz de Deus, que ultrapassa toda compreensão, guardará vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus” (Filipenses 4, 6-7).
Já pensou se o Espirito Santo fosse responsável por cuidar e controlar todos os seus sentimentos?
É claro que não devemos falar do Espírito Santo como um personagem em nossa mente, mas sim, aceitarmos Seu poder sobre nós.
Devemos aprender que nos aproximar de Deus também é cuidar de nós, fortalecer nossa fé e nossa espiritualidade, e também nos ajuda a lidar com nossos sentimentos e emoções, nos tornando pessoas mais fortes para enfrentar as situações em que nos encontramos.
“Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o Teu consolo trouxe alívio à minha alma”. (Salmos 94, 19)
Deus nos dá dons e, por meio desses dons, seguimos nossas vocações. E por isso, não devemos negar, caso seja necessário, o acompanhamento médico diante de algum problema, pois se pensarmos bem, foi Ele que deu ao psicólogo o dom de cuidar de nossos sentimentos e emoções. Portanto, por meio dos psicólogos, Deus também está cuidando de nós.
Deus quer que cada um de nós cuide do nosso corpo, da nossa mente e também da nossa espiritualidade!
“Enfim, irmãos, ocupai-vos com tudo o que há de verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, louvável, virtuoso e recomendável. Ponde em prática o que aprendestes, recebestes, ouvistes e observastes em mim. Então o Deus da paz estará convosco”. (Filipenses 4, 8-9)
O Padre Carlinhos Melo, da Arquidiocese de Aparecida, reflete sobre como acolher os sentimentos a partir da nossa fé
Advento: preparar o coração em tempos de redes sociais
Em meio ao ritmo acelerado das redes sociais, podemos viver esse tempo com pausas digitais, oração diária e leitura bíblica, buscando estar mais próximos de Cristo.
Será que a fama compensa?
Descubra os desafios de lidar com a fama e o impacto dela na vida pessoal, emocional e social de artistas, líderes e influenciadores.
Entenda a trajetória dos conflitos na Síria
A vitória extremista na Síria não significa o fim da guerra. O país ainda enfrenta sofrimento, com tensões políticas e refugiados.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.