Você já conhece a vida de Santa Clara a qual a Igreja faz memória em 11 de agosto? Ela é a santa padroeira das televisões, fundadora das Clarissas, amiga de São Francisco e amante da Sagrada Eucaristia.
Mas, para chegar a ser tudo isso, Clara de Assis trilhou um caminho de conversão preenchido pelo desprendimento e pela pureza.
::. Por que Santa Clara é a padroeira da Televisão?
A vida e conversão desta religiosa, filha espiritual de Francisco de Assis, é como um farol para todos nós cristãos, pois aponta para o “tesouro precioso escondido no campo”, que conta a parábola de Jesus presente no Evangelho de Mateus:
“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido num terreno. A pessoa que o encontra esconde-o de novo. Fica tão alegre que vai, vende tudo o que possui para poder comprar o terreno”. (Mt 13,44)
Quando Clara se encontrou com o tesouro da fé, sua alegria foi tanta que não teve outra atitude senão deixar tudo o que possuía para ser toda de Deus, seu maior bem.
Mesmo que para isso, ela tivesse que enfrentar riscos e resistências, inclusive da própria família.
Vinda de uma família de grandes posses, deixou sua nobreza e conforto para seguir radicalmente a Cristo. Sua vida foi marcada também pela pobreza e pela oração inspiradas na espiritualidade franciscana.
Tudo começou quando ela conheceu São Francisco de Assis em 1210 e foi tocada por seu testemunho de vida.
Sua conversão se concretizou em 1212, num Domingo de Ramos, quando recebeu um ramo das mãos do bispo, gesto que interpretou como confirmação divina de sua vocação.
Na madrugada seguinte, fugiu de casa para se consagrar a Deus com a ajuda de Francisco. Rompeu com sua origem para viver o Evangelho com radicalidade, tornando-se um exemplo de coragem, fé e santidade, ao lado de outras mulheres da história da Igreja.
Seu caminho de conversão pode ser também entendido por três etapas de uma vida mística ou de crescimento espiritual: via purgativa, via iluminativa e via unitiva.
arrow_forward Via Purgativa: o desapego do mundo
Nesta primeira etapa, a alma começa sua conversão renunciando aos prazeres e enganos do mundo para buscar a amizade com Cristo.
Um exemplo da vida de Santa Clara foi quando aconselhou sua irmã a fechar os ouvidos ao “barulho do mundo” e permanecer fiel ao que prometeu a Deus, mesmo diante das dificuldades.
arrow_forward Via Iluminativa: o chamado à perfeição
Como o jovem rico do Evangelho, a alma convertida é chamada a entregar tudo para seguir Jesus. Aqui, a alma é iluminada pela proximidade com os santos, como Clara foi por São Francisco.
A confiança na Providência e o abandono total a Deus geraram frutos visíveis, como um milagre do pão multiplicado que houve no seu convento.
arrow_forward Via Unitiva: a alma esposa de Cristo
A última etapa da conversão é a união íntima com Cristo, descrita como um matrimônio espiritual. Santa Clara expressou essa união em cartas à Santa Inês de Praga, exaltando o amor profundo que tinha por Jesus.
Que a exemplo de Santa Clara, possamos nos espelhar na vida dos santos e encontrar no Evangelho o grande tesouro que é o Reino dos Céus. Sejamos corajosos e desapegados dos bens terrenos para aspirar as coisas do Alto.
Que esta santa, forte e linda mulher interceda por você neste dia!
add Os ensinamentos de Santa Clara para a vida moderna
Fonte: Minha Biblioteca Católica | Franciscanos
Por que Maria é Imaculada? Entenda o ensinamento da Igreja
No dia 8 de dezembro celebramos a Imaculada Conceição da Virgem Maria: entenda por que a Igreja ensina que Maria foi concebida sem pecado original.
TV Aparecida celebra 20 anos em audiência com Papa Leão XIV
Arcebispo de Aparecida e missionários redentoristas celebrarão os 20 anos da TV de Nossa Senhora que evangeliza e leva o amor da Mãe Aparecida para muitos lares
Papa: “A força do 'sim' de Maria pode ser o nosso também”
No Angelus da Solenidade da Imaculada Conceição, Papa Leão XIV destaca a graça de Maria e lembra que Deus nos oferece dons, respeitando nossa liberdade de fé.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.