Seguimos com a série em celebração dos 1700 anos do Concílio de Niceia (325), na qual iremos percorrer o Credo Niceno, verdadeiro compêndio da fé cristã.
Desta vez, nossa atenção estará voltada para a frase:
“Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus,
nascido do Pai antes de todos os séculos”.
No século IV, uma das grandes controvérsias enfrentadas pela Igreja foi o arianismo, que negava a divindade plena de Jesus, afirmando que Ele seria uma criatura superior, mas não Deus em sentido próprio.

O Concílio de Niceia, então, declarou com firmeza a fé apostólica: Jesus Cristo é o Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos, ou seja, Ele não foi criado, mas gerado na eternidade.
O Catecismo da Igreja Católica explica:
“A fé cristã é antes de tudo fé em Jesus Cristo. O cristianismo é a religião do ‘Verbo’ de Deus, de uma ‘Palavra’ não escrita e muda, mas do Verbo encarnado e vivo” (CIC 151).
Chamar Jesus de Senhor é reconhecê-lo como Deus. É a profissão da fé da Igreja primitiva, que identifica em Jesus não apenas um mestre ou profeta, mas o próprio Senhor da história e da vida.
“Porque, se confessares com a boca que Jesus é o Senhor e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.” (Rm 10,9)
Além disso, dizer que Ele é “nascido do Pai antes de todos os séculos” é afirmar sua unidade com o Pai, Ele não começou a existir no tempo, mas existe desde sempre com o Pai e o Espírito.
Essa parte do Credo é, portanto, uma declaração da divindade de Cristo, fundamento da fé e da nossa salvação. Porque Ele é Deus, pode nos salvar. Ele é Filho e revela plenamente o amor do Pai.
Papa: Riqueza não dá sentido à vida; o tesouro é o coração
O Papa Leão XIV destacou que a verdadeira segurança não está em bens materiais, mas em um coração que repousa em Deus e se abre ao próximo através da caridade.
O que é a bênção Urbi et Orbi dada pelo Papa no Natal?
Saiba o que é a bênção Urbi et Orb dada pelo Papa, em quais ocasiões ela acontece e se prepare para a próxima que acontecerá em 25 de dezembro, no Natal.
Quais presentes o Papa Francisco nos deixou?
Neste primeiro aniversário do Papa Francisco na casa do Pai, relembre seu legado enquanto bispo de Roma e o que deixou de ensinamento em 12 anos de Pontificado
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.