A Igreja Católica possui 43 dogmas, e 5 deles são afirmações sobre Deus.Leia MaisDogmas da Igreja: A Existência de Deus como objeto de féDogmas da Igreja: A existência de Deus
Dentro da série sobre os Dogmas da Igreja, tratamos até aqui acerca da existência de Deus, exploramos o Dogma da Existência de Deus como objeto de fé e hoje vamos abordar o Dogma da Unidade de Deus.
No Cristianismo professamos que há apenas um único de Deus. Nesse sentido, o Catecismo da Igreja nos ensina que é impossível separar essa afirmação do fato de que Ele existe.
“A Israel, seu povo eleito, Deus revelou-Se como sendo único: ‘Escuta, Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças» (Dt 6, 4-5).’
Por meio dos profetas, Deus faz apelo a Israel e a todas as nações para que se voltem para Ele, o Único: "Voltai-vos para Mim, e sereis salvos, todos os confins da terra, porque Eu sou Deus e não há outro [...]” (CIC, 201)
Mas e a Santíssima Trindade?
Embora existam três pessoas distintas na Trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, Deus é em sua essência um.
Santo Agostinho afirmava que o entendimento sobre a Santíssima Trindade ultrapassa a nossa compreensão.
Em um de seus pensamentos sobre o assunto, o Santo buscava explicá-la como uma relação de amor: o Pai ama o Filho, o Filho ama o Pai, e o amor entre eles é o Espírito Santo.
“O próprio Jesus confirma que Deus é ‘o único Senhor’ [...] Ao mesmo tempo, dá a entender que Ele próprio é «o Senhor». Confessar que «Jesus é o Senhor» é próprio da fé cristã. Isso não vai contra a fé num Deus Único. Do mesmo modo, crer no Espírito Santo, «que é Senhor e dá a Vida», não introduz qualquer espécie de divisão no Deus único [...]” (CIC, 202)
Faça essa oração à Santíssima Trindade:
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.