Anteriormente tratamos acerca da existência de Deus e, desta vez, vamos explorar o Dogma da Existência de Deus como objeto de fé.
A existência de Deus é o objeto central da fé católica. Ele é o princípio e o fim de todas as coisas.
Dessa forma, não basta que tenhamos consciência da existência de Deus, de maneira que a nossa razão natural possa calcular; é necessária a fé no sobrenatural.
Como Igreja, acreditamos na figura de Deus como um Ser Supremo e Criador de todas as coisas; Onipotente (Aquele que tudo pode), Onipresente (presente em todos os lugares) e Onisciente (que sabe e vê tudo), um Deus que é Uno e Trino: Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo.

Como nos relacionarmos com Deus?
O Catecismo da Igreja (CIC) nos ensina que fomos criados à imagem e semelhança Deus e, assim, somos chamados a conhecê-Lo. Essa proximidade entre a existência humana e a realidade divina cumpre o propósito para o qual Deus nos criou, de amá-Lo e nos deixarmos ser amados por Ele.
“O amor de Deus para com Israel é comparado ao amor dum pai para com o seu filho. Este amor é mais forte que o de uma mãe para com os seus filhos. Deus ama o seu povo, mais que um esposo a sua bem-amada; este amor vencerá mesmo as piores infidelidades [...]” (Catecismo da Igreja, 219.)
Por isso, é de extrema importância tomarmos consciência do que define a Igreja: Deus se revela por meio das Sagradas Escrituras, da Tradição, dos Sacramentos, da vida de oração e da nossa fé. Que possamos, então, nos aprofundar no conhecimento e na prática da fé.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.