Na Igreja Católica há 43 verdades de fé, chamadas de Dogmas. Continuamos pelo percurso que apresenta os Dogmas de Jesus Cristo, nele já nos formamos acerca dos seguintes dogmas:
Jesus Cristo é verdadeiro Deus e Filho de Deus por essência, Jesus possui duas naturezas que não se transformam nem se misturam, Cada uma das naturezas em Cristo possui uma própria vontade física e uma própria operação física e Jesus Cristo, ainda que homem, é Filho natural de Deus.
Hoje, vamos tratar sobre o dogma: Cristo imolou-se a si mesmo na cruz como verdadeiro e próprio sacrifício. A entrega de Jesus Cristo na cruz, por amor e pela salvação de cada de um nós, foi um ato voluntário de sacrifício. Leia MaisVocê sabe as 43 verdades de fé da Igreja Católica?
Desde o Antigo Testamento o povo de Deus aguardava a vinda do Messias para a libertação dos pecados e a concretização da Nova Aliança.
Já no Novo Testamento, vemos a crucificação como um dos pontos centrais da vida de Cristo e da Igreja.
“Ele é vítima de expiação por nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro.” (I João 2,2)

Nosso Senhor sofreu a morte na cruz, um verdadeiro sacrifício de amor. Por meio da renúncia de Si mesmo, Cristo nos apresenta o Pai misericordioso, o perdão e a salvação para todas as pessoas que acreditam e colocam em prática a Sua Palavra.
“A morte de Cristo é, ao mesmo tempo, o sacrifício pascal que realiza a redenção definitiva dos homens por meio do «Cordeiro que tira o pecado do mundo», e o sacrifício da Nova Aliança que restabelece a comunhão entre o homem e Deus, reconciliando-o com Ele pelo «sangue derramado pela multidão, para a remissão dos pecados»." (Catecismo da Igreja Católica (CIC), 613)
O CIC nos ensina e conclui sobre o sacrífico de Cristo, que ele vai além de todos os sacrifícios, pois é dom que vem de Deus Pai para reestabelecer a união do homem com seu criador.
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.