Na Igreja há 43 dogmas, conhecidos como verdades de fé. Juntos estamos percorrendo o caminho que traz os Dogmas sobre Jesus Cristo. Vimos até então:
Jesus Cristo é verdadeiro Deus e Filho de Deus por essência, Jesus possui duas naturezas que não se transformam nem se misturam e Cada uma das naturezas em Cristo possui uma própria vontade física e uma própria operação física.
Hoje, nossa reflexão é sobre o Dogma Jesus Cristo, ainda que homem, é Filho natural de Deus. Acerca desta afirmação podemos recordar que Jesus é uma das pessoas da Santíssima Trindade, o Filho, do mesmo modo que assumiu a realidade humana no Mistério da Encarnação.
Leia MaisVocê sabe as 43 verdades de fé da Igreja Católica?Jesus é o Filho de Deus, entre eles há uma relação de amor eterna. O Catecismo da Igreja Católica (CIC) nos ensina que o Pai é revelado pelo Filho.
“Jesus revelou que Deus é «Pai» num sentido inédito: não o é somente enquanto Criador: é Pai eternamente em relação ao seu Filho único, o qual, eternamente, só é Filho em relação ao Pai: «Ninguém conhece o Filho senão o Pai, nem ninguém conhece o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar» (Mt 11, 27).”
Nesse sentindo, o CIC nos faz compreender que é por esse motivo que os Apóstolos afirmam que Jesus é o Verbo. Podemos verificar nas Sagradas Escrituras:
“No princípio existia o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus, e o Verbo era Deus. No princípio ele estava junto de Deus.” (Jo 1, 1)
“Ele nos libertou do poder das trevas e nos transferiu para o reino de seu Filho amado, no qual temos a redenção, o perdão dos pecados. Ele é a imagem do Deus invisível, primogênito de toda criatura” (Cl 1, 13–15)
“Este Filho, que é o resplendor de sua glória, a imagem de seu ser, sustenta todas as coisas com o poder de sua Palavra; e depois de nos haver purificado de nossos pecados, sentou-se à direita da Majestade no alto dos céus” (Heb 1, 3).
Além disso, a Igreja confessou nos Concílios: de Niceia no ano de 325 e no de Constantinopla em 381, primeiro que o Filho é um só Deus com o Pai e, na sequência, “o Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos, luz da luz. Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado…” (item 242).
O que é o Natal? Entenda a sua origem e significado
A celebração do nascimento de Jesus em 25 de dezembro surgiu aos poucos e foi consolidada séculos depois na história da Igreja. Entenda o significado e origem.
Vocação Catequista: catequese e o envolvimento familiar
É no lar que a criança dá os primeiros passos na fé e aprende a amar a Deus, por isso a participação da família na catequese é essencial. Confira o episódio!
Economia solidária é uma resposta às crises atuais
Conheça o livro "Economia solidária e Vínculos" e aprenda novas formas de viver o trabalho, autogestão e solidariedade para transformar a vida e a sociedade hoje.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.