Neste caminho formativo de conhecimento acerca dos 43 dogmas da Igreja que estamos trilhando, já pudemos ver as afirmações relacionadas a Deus, a Jesus Cristo, à criação do mundo, à Virgem Maria, ao Papa e à Igreja. Leia MaisDogmas da Igreja: a Igreja é infalível nas definições de fé e costumesDogmas da Igreja: o Papa é infalível quando se pronuncia 'ex catedra'
Agora, iremos tratar sobre os dogmas relacionados aos Sacramentos.
Inicialmente busquemos, então, compreender o dogma: 'O batismo é o verdadeiro Sacramento instituído por Jesus Cristo.'
O Batismo é considerado pela Igreja um sacramento instituído por Nosso Senhor, ou seja, não é uma invenção simplesmente humana.
Alguns trechos bíblicos mostram exatamente o momento quando Jesus institui o Batismo, Ele mesmo foi batizado por João Batista no rio Jordão, como narram os Evangelhos.
“Então Jesus veio da Galileia ao Jordão, ao encontro de João, a fim de ser batizado por ele. João, porém, tentava impedi-lo, dizendo: 'Eu é que devo ser batizado por ti, e tu vens a mim?' Mas Jesus respondeu-lhe: 'Deixa por ora, pois assim convém que façamos tudo o que é justo'. E João concordou. Depois do batismo, Jesus saiu logo da água. Os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e vir sobre ele. E do céu veio uma voz que disse: “Este é meu Filho amado, de quem eu me agrado”. (Mateus 3,13-17)

“Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no Jordão. E, logo ao sair da água, viu os céus se abrirem e o Espírito, como uma pomba, descer sobre ele. E veio dos céus uma voz: “Tu és meu Filho amado de quem eu me agrado”. (Marcos 1, 9-11)
“Quando todo o povo estava sendo batizado, e quando Jesus recebeu também o batismo e estava rezando, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corporal, como uma pomba. Veio, então, uma voz do céu que dizia: 'Tu és meu Filho muito amado; a ti dedico meu afeto'.” (Lucas 3, 21-22)
Iniciação Cristã
É por meio do Batismo que nos tornamos cristãos, por isso ele é o primeiro entre os sete sacramentos.
O Catecismo da Igreja ensina que ele é o fundamento de toda a vida cristã e a porta da vida espiritual.
”A porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Batismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão. «Baptismos est sacramentam regeneratiorais per aquam in Verbo — O Batismo pode definir-se como o sacramento da regeneração pela água e pela Palavra»” (CIC, 1213)
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.