Retornamos ao nosso caminho formativo acerca dos 43 dogmas da Igreja. Leia MaisDogmas da Igreja: Deus é eternoDogmas da Igreja: A unidade de Deus
Já tratamos as afirmações sobre Deus, Jesus Cristo, a criação do mundo e a Virgem Maria e, agora, estamos conhecendo as afirmações de fé em relação ao Papa e à Igreja.
Recorde as últimas formações sobre: A Igreja foi fundada pelo Deus-Homem, Jesus Cristo e O primado de Pedro como cabeça visível da Igreja, o Papa possui o pleno e supremo poder de jurisdição sobre toda Igreja, não somente nas questões de fé e costumes, mas também na disciplina e governo da Igreja.
Desta vez, vamos nos aprofundar sobre o Papa ser infalível quando se pronuncia 'ex catedra'.
Pronunciar-se “ex catedra” quer dizer que o Papa é infalível quando exerce seu cargo de Sucessor de Pedro, autoridade máxima da Igreja Católica.
O Catecismo da Igreja Católica no item 2035 orienta:
“O grau supremo na participação da autoridade de Cristo está garantido pelo carisma da infalibilidade. Esta «é tão ampla quanto o depósito da Revelação divina» (80); e estende-se também a todos os elementos de doutrina, mesmo moral, sem os quais as verdades salvíficas da fé não podem ser guardadas, expostas e observadas” (CIC).
Desse modo, o Papa, por meio da ação do Espírito Santo, não erra ao tomar decisões nas questões mencionadas pelo Catecismo.
Contudo, isso não diz respeito às declarações e opiniões dele, mas de sua posição como aquele que ocupa a cadeira de Pedro, o escolhido por Jesus para “ligar e desligar” assuntos entre céu e terra.
“Pois também eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e os poderes do inferno jamais conseguirão dominá-la. Vou te dar as chaves do Reino dos Céus, e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”. (Mateus 16, 18–19)
João Paulo II explicou esses limites da Infalibilidade em uma Audiência Geral, em março de 1993:
“A infalibilidade não é dada ao Pontífice Romano, como a uma pessoa em particular, mas enquanto cumpre seu cargo de pastor e mestre de todos os cristãos. Ele também não a exerce por autoridade em si mesma e por si mesma, mas 'pela sua suprema autoridade apostólica' e 'por assistência divina, que lhe foi prometida… '”.
O papel da população na luta contra a crise climática
José Roque Junges, professor, pesquisador e doutor em ética teológica, escreveu um livro chamado “Para entender - A questão ambiental”, onde ele aborda diversos aspectos importantes para entender a complexidade da questão ambiental.
Santuário Frei Galvão recebe relíquia de São Francisco
Templo dedicado ao primeiro Santo brasileiro recebe fragmento da roupa de São Francisco
Presidente da CNBB comenta as primeiras sessões do Sínodo
Dom Jaime Spengler compartilha suas reflexões sobre o Sínodo, destacando a missão da Igreja de levar a fé às novas gerações com renovação. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.