Com a proximidade da Solenidade de Corpus Christi, podemos nos questionar sobre o motivo da Igreja dedicar uma data para celebrar a Eucaristia — Corpo e o Sangue de Cristo.
Por isso, vamos procurar entender a importância e a riqueza da Eucaristia para a vida da Igreja de acordo com o Catecismo. Leia MaisOração de Corpus Christi7 curiosidades sobre a festa do Corpus Christi
Confira 5 afirmações:
1. A Eucaristia tem papel central na vida cristã
“A Eucaristia é «fonte e cume de toda a vida cristã. Os restantes sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e obras de apostolado, estão vinculados com a sagrada Eucaristia e a ela se ordenam."
2. A Eucaristia é o próprio Cristo
"[...] na santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, nossa Páscoa."
3. A Eucaristia é um meio para a santificação e unidade
“A comunhão de vida com Deus e a unidade do povo de Deus, pelas quais a Igreja é o que é, são significados e realizados pela Eucaristia. Nela se encontra o cume, ao mesmo tempo, da ação pela qual Deus, em Cristo, santifica o mundo, e do culto que no Espírito Santo os homens prestam a Cristo e, por Ele, ao Pai."
4. Por meio da Eucaristia nos unimos à Igreja celeste
"[...] pela celebração eucarística, unimo-nos desde já à Liturgia do céu e antecipamos a vida eterna, quando 'Deus for tudo em todos' (1 Cor 15, 18)."
5. Celebrar a Eucaristia é fazer memória do que Jesus realizou
“A Igreja continua a fazer, em memória d'Ele e até à sua vinda gloriosa, o que Ele fez na véspera da sua paixão: Tomou o pão..., Tomou o cálice com vinho... Tornando-se misteriosamente o corpo e o sangue de Cristo, os sinais do pão e do vinho continuam a significar também a bondade da criação.”
Como lucrar Indulgência Plenária em uma igreja franciscana?
Hoje você já pode ir em uma Igreja administrada pelos Franciscanos e obter a Indulgência
Igreja da Coreia do Sul ilustra intenções do Papa para 2024
O calendário mescla a espiritualidade e estética da essência das intenções do Papa de uma forma visualmente cativante.
Há 153 anos, São José era proclamado Patrono da Igreja
Em 8 de dezembro de 1870, o Papa Pio IX determinou que São José é patrono da Igreja Católica.
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.