As procissões têm um sentido muito profundo para os cristãos católicos, pois representam a caminhada, como povo de Deus, em busca da vida eterna.
Além disso, são uma expressão da fé e uma forma de evangelização. Leia MaisConheça a Sequência de Corpus ChristiPodcast "Reflexões sobre Corpus Christi" traz catequese sobre a Eucaristia
A Solenidade de Corpus Christi é marcada por uma procissão, onde o Santíssimo Sacramento é levado, normalmente pelo sacerdote, para percorrer as ruas na companhia dos fiéis.
Nessa perspectiva, os tapetes confeccionados com os diversos tipos de materiais formam o caminho a ser percorrido por Jesus.
A procissão eucarística ocorre após a Santa Missa e foi estabelecida, como um meio para obter indulgência, pelos Papas Martinho V e Eugênio IV. Tornou-se comum desde o século XIV para destinar toda honra e glória a Jesus presente na Eucaristia.
É importante recordar também que foi no Concílio de Trento, no ano de 1500, que a Igreja declarou:
“Seja celebrado este excelso e venerável sacramento com singular veneração e solenidade; e reverente e honradamente seja levado em procissão pelas ruas e lugares públicos.”
Aqui no Brasil, o primeiro ato público de louvor e adoração à Eucaristia foi realizado no ano de 1549, no município de Salvador, na Bahia.
Então, aproveite a Solenidade de Corpus Christi deste ano para estar mais perto de Jesus e demonstrar todo o seu amor e fé pela Eucaristia.
“Devemos estar na presença de Jesus Sacramentado, como os Santos no céu, diante da Essência Divina”. (Santa Teresa D´Avila)
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.