O nome Tiago é uma tradução do nome hebraico Jacó, que significa “aquele que segura pelo calcanhar”, “sustentador”, ou ainda “aquele que ultrapassa”, ou seja, em atitudes relacionadas à fé, como forma de superação das dificuldades, não importa quais e como sejam.
No Novo Testamento, dois foram apóstolos de Cristo: Tiago Maior, nascido em Betsaida, na Galileia, irmão e companheiro de pesca de João. Já Tiago Menor era filho de Alfeu e Maria de Cléofas, e primo de Jesus. Leia MaisSão Tiago Maior: o primeiro apóstolo mártir9 curiosidades sobre São Tiago
Tiago Menor era mais jovem, e por isso recebeu esse título do evangelista Marcos, para diferenciar de Tiago Maior.
“Sem dúvida, estas designações não querem medir a sua santidade, mas apenas distinguir o realce que eles recebem nos escritos do Novo Testamento e, em particular, no quadro da vida terrena de Jesus”, orientou o Papa Bento XVI, na audiência geral no dia 21 de junho de 2006.
Tiago, o Maior
Celebrado no dia 25 de julho, o “filho do trovão”, como Jesus o chamou, é padroeiro da Espanha e de sua cavalaria, assim como dos peregrinos, veterinários, equitadores e de várias cidades do mundo.
Algumas cidades inclusive levam o seu nome em países como Chile, República Dominicana, Cuba entre outros.
Um dia, Pedro e André pescavam no Lago de Genesaré, bem quando Jesus caminhava perto dali. Foi assim que começaram a fazer parte dos 12 Apóstolos.
Jesus convidou os dois para convertê-los em “pescadores de homens”, e também chamou os companheiros que ajudavam na pesca, e estes eram Tiago e João — os dois partiram de imediato, deixando tudo, inclusive seus pais, para seguir a Jesus.
Tiago, João e Pedro presenciaram o milagre da cura na sogra de Pedro e a ressurreição da filha de Jairo, e foram eles também que acompanharam Jesus nos momentos mais difíceis de sua vida. Os três foram as únicas pessoas que testemunharam a Transfiguração no Monte Tabor e que estavam presentes durante a agonia no Getsêmani, momentos antes de Jesus ser crucificado.
A última vez que São Tiago Maior aparece nas Sagradas Escrituras é em Atos 12, 1-2, onde se noticia seu martírio. O texto diz que Herodes Agripa, filho de Herodes, o grande (aquele que mandou matar os bebês inocentes em Belém), rei da região sul de Israel chamada Judéia, “Mandou matar Tiago, irmão de João, pelo fio da espada”. Isso aconteceu perto do ano 44, na cidade de Jerusalém. Esta é a única morte de um dos 12 Apóstolos a ser narrada na Bíblia.
O missionário redentorista Padre Rubens Gomes de Carvalho falou da importância de sempre rezar pedindo o auxílio do Apóstolo:
“Devemos pedir a intercessão de São Tiago Maior por causa da sua capacidade de seguir Jesus Cristo em todos os momentos da vida! Precisamos ser firmes na fé como ele teve, a ponto de dar a vida pelo martírio por sua atitude em ser uma profunda testemunha de Jesus Cristo”.
O Sacerdote também falou ao A12 que através dos Santos Apóstolos sempre estaremos mais próximos a Cristo.
“E essa devoção que nos leva a sermos Cristãos coerentes, buscando conhecer melhor nosso Senhor, buscando também ver as necessidades da comunidade e caminhar pela solução das dificuldades de cada povo, para transformá-lo, assim como São Tiago fez pela sua evangelização através da Palestina e também através da Espanha.”, completou.
O teólogo Gilberto Cunha, em artigo publicado aqui no A12, falou a respeito das principais características do Apóstolo:
“A sua humildade e o assumir o seu papel na missão que Cristo tinha para ele, fez com que saísse triunfante e tivesse um papel fundamental na fundação das primeiras comunidades cristãs. Era um homem de uma fé extraordinária. Tentem imaginar o momento do chamado que Cristo faz para ele. Deixar toda uma vida para trás e seguir o Senhor exige muita fé e confiança”, disse.
Tiago Menor
O primo de Jesus é celebrado no dia 3 de maio, junto de São Filipe. Os evangelhos só falam dele nas listas dos apóstolos.
Porém, tal falta de informação foi compensada pelas fartas referências à sua ação e personalidade contidas nos Atos dos Apóstolos e na Carta de são Paulo aos Gálatas, que nos permitem saber que Tiago era, com são Pedro, a principal figura da Igreja.
São Paulo chega a citar seu nome em primeiro lugar, dizendo: “Tiago, Pedro e João, considerados colunas da Igreja” (Gl 2,9). Foi com ele que Paulo, depois de convertido, se encontrou em Jerusalém.
Dizem as Escrituras que Tiago sempre teve atenção e carinho especiais de Jesus Cristo. Além de considerá-lo um homem de grande elevação espiritual, ainda era seu parente próximo.
Tiago foi testemunha da Ressurreição de Jesus; (1Cor 15,7). Antes de subir aos céus, Jesus, numa aparição, deu a ele o dom da ciência como recompensa por sua bondade e santidade.
Da morte de São Tiago Menor se tem informações de antiga data. Entre as mais consideráveis, a do historiador judeu Flávio Josefo, segundo o qual o apóstolo teria sido condenado ao apedrejamento no ano 61 ou 62 do sumo pontífice Anás II, que se aproveitou da morte para eliminar o bispo de Jerusalém.
Suas relíquias foram colocadas na igreja dos Santos Apóstolos, em Roma.
Padre Inácio explica como morreram os Apóstolos
Por que católico não faz devocional?
O cristão católico pode fazer Devocional desde que seja seguindo a Lectio Divina, um modelo de estudo que a Igreja indica para o estudo e a reflexão.
Conheça o Santuário espanhol de Covadonga
História do templo se confunde com a origem de Portugal
Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América
O Encontro Continental Salesiano em Aparecida celebra 25 anos da RASS, discutindo projetos sociais para jovens vulneráveis. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.