Na Igreja, há três virtudes teologais: fé, esperança e caridade. O termo “teologal” diz respeito àquilo que está diretamente ligado a Deus.
Leia MaisPapa Francisco inicia catequese sobre as virtudes teologaisO Catecismo da Igreja Católica (CIC) nos ensina que as virtudes teologais são a base de toda ação moral cristã e dão vida às virtudes morais.
“São infundidas por Deus na alma dos fiéis para os tornar capazes de proceder como filhos seus e, assim, merecerem a vida eterna” (CIC, 1813)
Neste primeiro texto da Série Virtudes Teologais vamos abordar a fé. Nesse sentido, as Sagradas Escrituras apresentam diversos versículos que mostram o quanto a fé transformou a vida daqueles que acreditaram.
Veja:
“Jesus, voltando-se, viu-a e lhe disse: “Coragem, filha, tua fé te salvou”. Na mesma hora a mulher ficou curada.” (Mt 9,22)
“Quando entrou em casa, os cegos se aproximaram e Jesus perguntou-lhes: “Credes que tenho poder para fazer isto?” “Sim, Senhor”, responderam. Então tocou-lhes os olhos, dizendo: 'Que vos aconteça conforme vossa fé'”. (Mt 9,28)
“Aí um leproso chegou perto e prostrou-se diante dele, dizendo: “Senhor, se quereis, podeis curar-me”. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: “Eu quero; fica curado!” Na mesma hora sua lepra desapareceu.” (Mt 8,3)
A fé como virtude teologal
O Catecismo explica que a fé é a virtude teologal na qual acreditamos em tudo o que vem de Deus, o que Ele nos disse, revelou, e também no que a Santa Igreja apresenta a nós como verdade de fé.
“Pela fé, «o homem entrega-se total e livremente a Deus»[…] O dom da fé permanece naquele que não pecou contra ela. Mas, «sem obras, a fé está morta» (Tg 2, 26): privada da esperança e do amor, a fé não une plenamente o fiel a Cristo, nem faz dele um membro vivo do seu corpo.” (CIC, 1814-1815)
Aos avós, Papa Leão XIV pede “revolução da gratidão”
Na mensagem para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, o Papa reforça a importância de integrar os mais velhos na vida da Igreja
Reflexão da Semana: ser próximo como o Bom Samaritano
Na parábola do bom samaritano, reflita o ensinamento de Jesus sobre a verdadeira fé se revelar na misericórdia concreta.
Leão XIV diz que uso da Inteligência Artificial deve respeitar valores humanos
Papa envia mensagem à Cúpula da Inteligência Artificial para o Bem e destaca que a IA deve ser aliada e respeitar a riqueza das relações humanas.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.