Na Igreja, há três virtudes teologais: fé, esperança e caridade. O termo “teologal” diz respeito àquilo que está diretamente ligado a Deus.
Leia MaisPapa Francisco inicia catequese sobre as virtudes teologaisO Catecismo da Igreja Católica (CIC) nos ensina que as virtudes teologais são a base de toda ação moral cristã e dão vida às virtudes morais.
“São infundidas por Deus na alma dos fiéis para os tornar capazes de proceder como filhos seus e, assim, merecerem a vida eterna” (CIC, 1813)
Neste primeiro texto da Série Virtudes Teologais vamos abordar a fé. Nesse sentido, as Sagradas Escrituras apresentam diversos versículos que mostram o quanto a fé transformou a vida daqueles que acreditaram.
Veja:
“Jesus, voltando-se, viu-a e lhe disse: “Coragem, filha, tua fé te salvou”. Na mesma hora a mulher ficou curada.” (Mt 9,22)
“Quando entrou em casa, os cegos se aproximaram e Jesus perguntou-lhes: “Credes que tenho poder para fazer isto?” “Sim, Senhor”, responderam. Então tocou-lhes os olhos, dizendo: 'Que vos aconteça conforme vossa fé'”. (Mt 9,28)
“Aí um leproso chegou perto e prostrou-se diante dele, dizendo: “Senhor, se quereis, podeis curar-me”. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: “Eu quero; fica curado!” Na mesma hora sua lepra desapareceu.” (Mt 8,3)

A fé como virtude teologal
O Catecismo explica que a fé é a virtude teologal na qual acreditamos em tudo o que vem de Deus, o que Ele nos disse, revelou, e também no que a Santa Igreja apresenta a nós como verdade de fé.
“Pela fé, «o homem entrega-se total e livremente a Deus»[…] O dom da fé permanece naquele que não pecou contra ela. Mas, «sem obras, a fé está morta» (Tg 2, 26): privada da esperança e do amor, a fé não une plenamente o fiel a Cristo, nem faz dele um membro vivo do seu corpo.” (CIC, 1814-1815)
No Angelus, Papa afirma: “Nada é impossível para Deus”
No Angelus, Papa Leão XIV recorda que nada é impossível para Deus e chama os fiéis, neste tempo do Advento, a confiarem e serem como pequenas luzes no mundo.
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.