Havia, certa vez, um rapaz que não vivia bem com a vida. Era descontente com a família, com o trabalho, com as pessoas de sua convivência e até consigo mesmo. Tinha dinheiro, mas não sabia usar.
O pai, preocupado, procurou um sábio. Este manifestou o desejo de caminhar um pouco com o jovem. “Posso?”, perguntou ao pai. Este respondeu: “Sim. Quando?”
- “Quando o senhor quiser.”
- “Amanhã?”
- “Sim.”
- “Que hora?”
- “Na hora que o senhor quiser.”
- “Às sete da manhã?”
- “Sim.”
Quinze para as sete, o sábio estava na casa deles. Às sete e quinze, o moço apareceu na sala, com cara feia, e disse ao sábio: “Meu pai disse que você quer andar comigo, é verdade?” “Sim”, respondeu o sábio. Os dois saíram, calados.
Depois de andarem meio quarteirão, o jovem falou:
- “Você não fala?”
- “O que você quer que eu fale?”
- “Qualquer coisa”.
- “Vamos ao jardim?”
- “Sim.”
E lá se foram. No jardim, havia três roseiras, perto uma da outra, todas com rosas recém desabrochadas, mas de cores diferentes. Uma branca, uma vermelha e a outra amarela.
O sábio disse: “Por favor, vá até aquela rosa branca e procure sentir o perfume dela”. Ele foi e achou muito perfumada.
- “Vá até a vermelha e faça o mesmo.” Ele foi e gostou também do seu cheiro.
- “Por favor, aproxime-se agora da amarela.” O jovem achou que também esta tinha um perfume muito agradável.
O moço voltou, os dois se sentaram e o sábio explicou: “Você viu que as rosas são diferentes, mas o perfume é o mesmo. Assim são as pessoas. Há diferenças enormes entre elas, mas todas perfumam. Você é diferente de todos, é único no mundo, mas tem o seu perfume, o seu valor, o seu papel que nenhum outro tem. O importante é perfumar, cada um do seu jeito. Descubra isso e será feliz. Quanto aos outros, não olhe para os seus defeitos, mas sinta o seu perfume”.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.