Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Santo Padre

Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”

Santo Padre rezou o Angelus para cerca de 20 mil fiéis presentes na Praça São Pedro

Escrito por Redação A12

14 DEZ 2025 - 11H06 (Atualizada em 14 DEZ 2025 - 11H20)

Vatican Media / Reprodução

Papa Leão XIV rezou a tradicional oração do Angelus neste domingo (14), 3º Domingo do Advento, para cerca de 20 mil fiéis e peregrinos presentes na Praça São Pedro.

Antes da oração mariana, o pontífice fez uma breve reflexão sobre o Evangelho do dia, que nos convida a visitar o momento de João Batista na prisão, onde se encontra detido por causa da sua pregação. Naquele momento ela poderia ter desacreditado, mas não perdeu sua fé.

“Apesar disso ele não perde a esperança, tornando-se para nós um sinal de que a profecia, embora acorrentada, continua a ser uma voz livre em busca de verdade e justiça".

João Batista, que estava preso, escuta sobre as obras realizadas por Cristo, que eram bem diferentes do que imaginava, enviou discípulos para questionar Jesus: “Tu és aquele que deve vir ou devemos esperar outro?”

“E a resposta de Jesus orienta o olhar para aqueles que Ele amou e serviu: São eles, os últimos, os pobres, os doentes , que falam por Ele. Cristo anuncia quem Ele é através das suas ações. O que Ele faz é para todos nós um sinal de salvação. Com efeito, quando encontra Jesus, a vida sem luz, sem palavra e sem sabor reencontra sentido: os cegos veem, os mudos falam, os surdos ouvem. A imagem de Deus, desfigurada pela lepra, recupera integridade e saúde. Até os mortos, totalmente insensíveis, voltam à vida. Este é o Evangelho de Jesus, a boa nova anunciada aos pobres: quando Deus vem ao mundo, vê-se!”, refletiu o Santo Padre.

As obras de Cristo acontecem diariamente, é preciso estarmos atentos. Papa Leão XIV explicou ainda que “a Palavra de Jesus liberta-nos da prisão do desconforto e do sofrimento: todas as profecias encontram n’Ele o esperado cumprimento”.

É preciso lembrar que Jesus mostra quem Ele é por meio de suas obras, que revelam o amor e a ação de Deus no mundo:

“Na verdade, é Cristo quem abre os olhos do homem à glória de Deus. Ele dá voz aos oprimidos, silenciados pela violência e pelo ódio; Ele vence as ideologias, que impedem de ouvir a verdade; Ele cura das aparências que deformam o corpo. Assim, o Verbo da vida nos redime do mal, que conduz o coração à morte.”

Neste tempo de preparação que a Igreja nos propõem, somos chamados a nos preparar para a vinda do Senhor e nos atentar as obras de Deus no mundo.

“Poderemos, então, experimentar a alegria da liberdade que encontra o seu Salvador: Alegrai-vos sempre no Senhor.”

Este 3º Domingo do Advento é conhecido também como Domingo Gaudete, que significa: Alegrai-vos! O Papa nos convida então a nos alegrarmos, “porque Jesus é a nossa esperança, sobretudo nas horas de provação, quando a vida parece perder sentido e tudo nos apresenta mais sombrio, quando nos faltam palavras e temos dificuldade em ouvir o próximo”.

Ao final da reflexão, o Santo Padre pediu intercessão de Nossa Senhora para que nos ajude a sermos mais parecidos com Jesus.

“Que a Virgem Maria, modelo de expectativa, atenção e alegria nos ajude a imitar a obra do seu Filho, partilhando com os pobres o pão e o Evangelho.”

add_circle_outline  Veja mais notícias sobre o Santo Padre acessando nossa página especial!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...