Histórias de Vida

Santo Atanásio e a epiqueia

Padre Antônio Queiróz dos Santos (Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R)

Escrito por Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam)

25 DEZ 2014 - 08H00 (Atualizada em 02 MAI 2022 - 11H34)

Reprodução

Santo Atanásio foi bispo de Alexandria, no Egito, no séc. IV. Combateu atitudes erradas do imperador, e por isso foi muito perseguido e vivia às escondidas.

Um dia, ele viajava de barco pelo rio Nilo, de maneira disfarçada, usando roupas de um homem pobre da roça. Policiais do imperador pararam a embarcação e perguntaram a ele próprio: “Viram o bispo Atanásio? Onde ele está?”

Ele respondeu: “Não está longe de vocês. Poderão alcançá-lo facilmente”. “Obrigado pela informação”, disseram os policiais. E saíram apressadamente na direção contrária. Assim Atanásio continuou tranquilo a sua viagem.

Atanásio não mentiu, apenas escondeu parte da verdade, o que, na teologia moral, chama-se epiqueia, ou restrição mental. Não somos obrigados a dizer toda a verdade para todo mundo. Podemos ocultar parte dela, quando esta parte não foi perguntada diretamente.

 Leia MaisA mentira é realmente um pecado?A mentira por Santo Agostinho

Escrito por:
Padre Antônio Queiróz dos Santos (Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R)
Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam)

Missionário redentorista, recolheu ao longo de seu ministério centenas de histórias que falam de forma simples e popular da fé e das realidades do povo de Deus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Queiróz, C.Ss.R., em Histórias de Vida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...