Igreja

18º Congresso Eucarístico Nacional: Testemunho público de fé e de vida eclesial

Mais de 13 mil pessoas, dentre as quais 200 bispos e mil padres estão inscritas no evento, que é um dos mais importantes para a Igreja Católica no Brasil

Padre Inácio Medeiros C.Ss.R. (Juan Ribeiro)

Escrito por Pe. Inácio de Medeiros, C.Ss.R

11 NOV 2022 - 11H15 (Atualizada em 11 NOV 2022 - 11H48)

Reprodução CNBB

Os Congressos Eucarísticos são realizados pela Igreja Católica em todo o mundo, buscando professar e dar testemunho público da fé em Jesus Eucarístico e também para adorar o Senhor em Espírito e Verdade. (cf. Jo 4, 23)

A primeira edição do Congresso Eucarístico ocorreu na cidade de Lille, na França, no ano de 1881, por iniciativa de um grupo de leigos com apoio de São Pedro Julião Eymard, tendo a participação de fiéis, padres e bispos de vários países europeus.

A realização deste Congresso Eucarístico teve, inclusive, a bênção do Papa Leão XIII. A partir de então, todos os papas passaram a apoiar e fomentar esta importante realização.

Leia MaisConheça as propostas do 18º Congresso Eucarístico NacionalAssembleia Geral da CNBB divulga Ano Jubilar Missionário e Congresso Eucarístico NacionalCongresso Eucarístico Nacional já tem Texto-Base definido Um pouco de história

No Brasil, o primeiro Congresso Eucarístico Nacional ocorreu na Arquidiocese de São Salvador, na Bahia, no ano de 1933.

Recife, onde agora acontece a XVIII edição do Congresso, já sediou no passado o III Congresso Eucarístico Nacional, entre os dias três e sete de setembro de 1939. Naquele ano o tema foi: “A Eucaristia e a vida cristã.”

O III CEN foi realizado no parque Treze de Maio, localizado no bairro da Boa Vista, na área central da cidade, deixando como marco a Igreja Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus, conhecida como Matriz do Espinheiro, na zona norte do Recife.

No ano de 1942, a cidade de São Paulo sediou também uma edição do Congresso Eucarístico, já vivendo o clima de preparação para o quarto centenário de sua fundação, que ocorreria doze anos depois, em 1954.

CDM /Santuário Nacional
CDM /Santuário Nacional
Aparecida sediou 11º Congresso Eucarístico Nacional no ano de 1985.


A Arquidiocese de Aparecida e o Santuário Nacional de Aparecida sediaram o 11º Congresso Eucarístico Nacional, em agosto de 1985, com o tema “Pão para quem tem fome”. Para a preparação deste Congresso, todas as paróquias da Arquidiocese receberam a graça das Santas Missões Redentoristas, realizadas entre março e julho daquele ano.

E um dos legados do congresso foi a criação da Academia Marial de Aparecida, ligada ao Santuário Nacional. O seu hino ainda hoje é cantado com alegria por todos os devotos de Nossa Senhora que rezam:

“A nossa alma engradece o Senhor, Deus que salva hoje é pão neste altar!”


Thiago Leon
Thiago Leon


Unidos em torno de Cristo

Chegamos então à 18ª edição do Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que acontece agora na Grande Recife, entre os dias 11 e 15 de novembro.

Um Congresso Eucarístico quer ser a convergência de todas as pessoas que professam a fé católica na realidade da Santíssima Eucaristia, e que desejam dar um testemunho público de sua fé na presença real do Senhor Jesus, animando, consolando e convertendo os fiéis.

Realizado geralmente a cada quatro anos, o congresso de Recife, que tem como figura de destaque o legado pontifício na pessoa do bispo emérito de Leiria-Fátima, diocese portuguesa, cardeal dom António Augusto dos Santos Marto, deve receber mais de 13 mil pessoas de diversas partes do país. Mais de 200 bispos e mil padres estão inscritos no evento, que é um dos mais importantes para a Igreja Católica no Brasil.

O Tema do congresso "Pão em todas as mesas" será uma excelente ocasião para a promoção de uma verdadeira catequese sobre a eucaristia e de vivência deste grande mistério de fé nas nas comunidades.

O congresso tem a tradição de deixar um legado em todas as cidades por que passa. Neste ano, a herança para o Recife será a "Casa do Pão", um espaço de apoio para a população mais necessitada.

Escrito por
Padre Inácio Medeiros C.Ss.R. (Juan Ribeiro)
Pe. Inácio de Medeiros, C.Ss.R

Redentorista da Província de São Paulo, graduado em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma, já trabalha nessa área há muitos anos, tendo lecionado em diversos institutos. Atuou na área de comunicação, sendo responsável pela comunicação institucional e missionária da Província de São Paulo, atualmente é diretor da Rádio Aparecida

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.