Igreja

5 fatos sobre Nossa Senhora Rainha

Data instituída pelo Papa Pio XII acontece oito dias após a festa da Assunção de Maria

Escrito por Alberto Andrade

22 AGO 2022 - 11H15 (Atualizada em 22 AGO 2022 - 11H51)

Wikipedia

A Igreja comemora, no dia 22 de agosto, o título de nossa Mãe do Céu como Rainha!

Na Sagrada Escritura, é clara a referência a respeito da realeza da Virgem Santíssima: "Um grande sinal apareceu no céu: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça" (Ap 12,1)

Leia MaisA12 Conecta destaca o primeiro ano do Hotel Rainha dos ApóstolosDia Oracional Mariano de agosto celebra a Bem-aventurada Virgem Maria, Rainha dos ApóstolosEm Pentecostes, no livro dos Atos dos Apóstolos, São Lucas inclui Maria entre os apóstolos, estando com eles em plena oração. Assim, constituindo a ligação que mantêm unidos a Jesus Ressuscitado os homens que não estavam impulsionados pela força do Espírito Santo. 

Em sua personalidade, composta pela humildade e fé ao ouvir o anjo lhe falar e confirmar que estava pronta para a missão em gerar um Deus mais humilde que ela, e também pela pureza do seu coração, Maria esteve ainda mais próxima de seu Filho.

A Festa da Virgem Maria Rainha foi instituída pelo Papa Pio XII em 1955, na sequência da celebração de Cristo Rei. E de início, era datada em 31 de maio encerrando o mês mariano. Antigamente, 22 de agosto era dedicado ao Imaculado Coração de Maria. Porém, para que fossem próximas as festas da realeza da Santa Mãe de Deus à da sua gloriosa assunção, a Igreja decidiu inverter as datas desde a última reforma do calendário litúrgico em 1969.

Wikipedia
Wikipedia


Agora, vamos listar cinco fatos sobre o título da Virgem Maria como nossa Rainha. Confira!

No antigo Israel, diferente de outros reinados, a rainha era a mãe do rei

No Antigo Testamento, reis como Davi, por exemplo, muitas vezes tinha mais de uma esposa. Por isso, se tornou complicado escolher uma rainha, então a mãe naturalmente preenchia esse título.

A rainha-mãe tinha grande respeito e admiração

Em 1 Reis 2, 19 , ouvimos sobre a mãe do filho de Davi:

“Betsabeia foi, pois, à presença do rei Salomão para lhe falar em favor de Adonias, e o rei ergueu-se para ir a seu encontro e prostrou-se diante dela; depois sentou-se no trono e mandou colocar um assento para a mãe do rei, e ela sentou-se a sua direita. Disse ela: ‘Tenho um pequeno pedido para te fazer, não o negues’. O rei lhe respondeu: ‘Pede, minha mãe, que não o negarei’”. (1Rs 2 ,19-20)

A confirmação de Maria como mãe do Rei Jesus

“Conceberás em teu seio e darás à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e ele reinará para sempre na casa de Jacó. E seu reino não terá fim” (Lc 1, 31). Assim falou o anjo Gabriel para Nossa Senhora, pois entre as profecias sobre o Messias, estava que Ele viria da raiz de Davi, assim confirmando que Maria também é Rainha, por ser mãe do Cristo Rei.

Concílio Vaticano II proclama Maria como “Rainha do Universo”

O documento Lumen Gentium relata que Nossa Senhora foi “exaltada pelo Senhor como Rainha do universo, para que se conformasse mais plenamente ao seu Filho, o Senhor dos senhores e o vencedor do pecado e da morte”.

Ao falar "Nossa Senhora", também podemos dizer "Nossa Rainha"

São João Damasceno proclama-a "rainha, protetora e senhora" e também: "senhora de todas as criaturas". Sua palavra grega que originou a frase “Nossa Senhora” significava “personagem real”. Além disso, um antigo escritor da Igreja ocidental chama-lhe: "ditosa rainha" e "rainha eterna junto do Filho Rei".

Oração a Nossa Senhora Rainha

Deus todo-poderoso, que nos destes como Mãe e como Rainha

a Mãe do vosso Unigênito,

concedei-nos que, protegidos pela sua intercessão,

alcancemos a glória dos vossos filhos no reino dos céus.

Rainha digníssima do mundo, Maria, Virgem perpétua,

intercedei pela nossa paz e saúde,

vós que gerastes o Cristo Senhor, Salvador de todos.

Por nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Fonte: Aleteia/ O São Paulo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...