A cultura do Centro-Oeste carrega as raízes dos povos indígenas, que já viviam ali muito antes da chegada dos colonizadores, refletindo-se na culinária, no artesanato, nas músicas e nas danças que ainda vemos hoje.
Com o passar do tempo, essa herança foi sendo moldada pela influência dos espanhóis e dos bandeirantes, além dos países vizinhos, como o Paraguai. Mas não podemos esquecer também a contribuição dos africanos, que trouxeram consigo suas tradições, enriquecendo ainda mais as festas, a religiosidade e as manifestações culturais da região, formando uma verdadeira mistura de histórias e vivências.
A fé católica no Centro-Oeste brasileiro é um reflexo da rica mistura de tradições e devoções populares que permeiam a vida do povo dessa região. A religiosidade católica se destaca pela força das romarias e festas religiosas que mantêm vivas as raízes da fé.
A devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Centro-Oeste se estende por diversas paróquias e santuários na região, das quais é padroeira. Essa devoção é tradicional na cultura da região, atraindo milhares de fiéis em busca de milagres e renovação de fé.
Em cidades como Goiânia (GO) e Cuiabá (MT), as celebrações dedicadas à padroeira se tornaram grandes eventos, com destaque para as romarias e novenas que reúnem fiéis vindos de várias partes do país.
Leia MaisRaízes da devoção: A fé do povo nordestinoCampo Grande (MS), no entanto, se torna um dos principais centros de devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde a novena semanal atrai multidões há décadas, sendo considerada uma das maiores do país, chegando a reunir cerca de 20 mil pessoas.
Outra grande festa católica do Centro-Oeste é a Romaria do Divino Pai Eterno, que ocorre desde a descoberta do medalhão, por volta de 1840, e tem seu ponto alto no primeiro domingo do mês de julho.
A manifestação reúne milhares de pessoas vindas de vários lugares com destino ao Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, um lugar de paz, onde os fiéis buscam sentido para a vida, alívio para as dores e agradecem as graças recebidas.
É considerada a maior festa dedicada à Santíssima Trindade no mundo, transformando Trindade, Goiás, na capital da fé. Desde a descoberta do medalhão, fiéis de diversas regiões se dirigem ao Santuário em busca de paz, alívio e agradecimento por graças recebidas.
A grande celebração acontece no primeiro domingo de julho, precedida por nove dias de missas, novenas, procissões e outros eventos que reúnem mais de 2,5 milhões de devotos. Muitos percorrem a pé os 18 km entre Goiânia e Trindade, como forma de pagar promessas e demonstrar sua fé.
A história dessa devoção começou com Constantino Xavier, que em 1850 trouxe a primeira imagem do Divino Pai Eterno para Trindade, impulsionando a peregrinação anual. Hoje, Trindade é um dos maiores destinos de turismo religioso do Brasil, levando a cultura e a fé goiana para o cenário nacional e internacional.
A região Centro-Oeste é vasta e rica em cultura e se destaca pela fé e devoção desse povo. Viva a fé do povo do Centro-Oeste, e que seja inspiração de fé e esperança para milhares de católicos do nosso Brasil.
Fonte: Brasil escola/ Assembleia Legislativa de GO / Fundação de Cultura / TV Pai eterno
Papa explica que a verdadeira riqueza é sermos amados por Deus
Durante a oração do Angelus, Papa Francisco refletiu que a felicidade verdadeira vem de "arriscar o amor", doando aos pobres e seguindo Jesus.
Círio de Nazaré: maior procissão do Brasil acontece neste domingo
A programação do Círio de Nazaré, em Belém-PA, começou com uma Missa na Basílica Santuário no dia 8; e inclui a maior procissão do Brasil, atraindo milhões de devotos até o final de outubro.
A12 acolhe peregrinos no Caminho da Fé com gesto especial
Fomos ao Caminho da Fé entregar presentes aos peregrinos, que chegam com esperança ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.