Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Igreja

A preparação do Conclave e a simbologia da Capela Sistina

Nas vésperas do Conclave, entenda sobre a simbologia da Capela Sistina, um espaço sagrado para a eleição do novo Papa

Escrito por Giovana Marques

05 MAI 2025 - 11H32 (Atualizada em 05 MAI 2025 - 17H05)

Estamos às portas do Conclave, acompanhando toda a preparação no Vaticano, em Roma, para a reunião do Colégio de Cardeais que definirá quem será o novo Papa da Igreja Católica.

Nas últimas notícias, vimos que foi feita a instalação da chaminé na Capela Sistina, esse símbolo que anuncia a eleição — ou não — de um novo pontífice através das fumaças branca ou preta. Além disso, foram necessários reparos nas pinturas e instalação de um piso provisório.

Em meio aos preparativos, ritos e tradições deste período de Sé Vacante, atrai nossos olhares o local que marcará mais uma etapa da história da Igreja, com o próximo sucessor de Pedro: a Capela Sistina.

O que é a Capela Sistina e qual a sua simbologia?

Reprodução
Reprodução

Este local é bem antigo e está situado dentro dos Museus do Vaticano, no Palácio Apostólico, ao lado direito da Basílica de São Pedro. A capela é uma grande sala retangular, com pinturas murais de Michelangelo, conhecidas por “afrescos”.

Nos próximos dias, os cardeais eleitores ficarão imersos neste lugar, rico em beleza e significado teológico. As artes da capela condizem com revelações da fé, tal como as imagens de um livro, o que torna mais compreensíveis as verdades das Sagradas Escrituras.

Como o Santo Padre João Paulo II destacou em uma missa celebrada no ano de 1994, a Capela Sistina possui um caráter Sagrado. Desse modo, é um ambiente propício para estes grandes momentos, tendo em vista seu aspecto reservado e espiritual guiado pelo Espírito Santo.

A parede Sul da Capela expressa histórias de Moisés, como sua viagem ao Egito e a passagem do Mar Vermelho. A parede Norte, ilustra histórias da vida de Cristo, começando pelo batismo até a ressurreição.

A abóbada, ou seja, o teto da Capela Sistina, possui a representação de 9 episódios centrais da história da criação, como a criação de Adão e o dilúvio. Já a parede do Altar, marca o Juízo Universal.

Curiosidades artísticas 

Wikipedia
Wikipedia

  • 1. Dimensões e números

A arte do Cristo Jesus de Michelangelo é o centro da obra na grande parede por trás do altar, que possui 14 por 12 metros, composta por cerca de quatrocentas figuras como santos, anjos e almas.

  • 2. Gesto de Cristo

A figura central de Cristo, com o braço direito erguido proclamando o julgamento, transmite tanto autoridade quanto compaixão. O gesto é descrito como “imperioso e pacato” ao mesmo tempo.

  • 3. Representação de Maria

Maria, que tradicionalmente é vista intercedendo pelos humanos, na pintura de Michelangelo aparece com a cabeça voltada para o lado, para os eleitos que ascendem ao céu, em um gesto de resignação, indicando que Ela não pode mais interceder.

  • 4. Inovações no Estilo

Michelangelo usou o plasticismo escultórico em suas figuras, ou seja, um estilo que remete à escultura, com músculos e posturas dramáticas, inspirado em obras clássicas como o Laocoonte e o Torso.

  • 5. A presença de Maria Madalena

Recentemente, estudiosos identificaram a figura de Maria Madalena, com cabelos loiros, beijando a cruz de Cristo, representando o arrependimento e a redenção. Esta identificação foi confirmada por uma análise detalhada da obra.

  • 6. Os anjos do Apocalipse

Os anjos que tocam as trombetas do Apocalipse são retratados com bochechas inchadas, simbolizando a força do som que desperta os mortos para o Juízo Final.

Leia mais:

::. Vaticano prepara varanda para anúncio do novo Papa

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...