Igreja

Arcebispo brasileiro é reconhecido como Venerável

Dom Antonio de Almeida Lustosa pastoreou a Arquidiocese de Fortaleza por 22 anos

Escrito por Letícia Dias

23 JUN 2023 - 11H06 (Atualizada em 23 JUN 2023 - 12H02)

Reprodução/ Wikimedia

Na última quinta-feira (22), a Santa Sé divulgou a autorização do Papa Francisco, por meio do decreto que reconhece as virtudes heroicas do Servo de Deus Dom Antônio de Almeida Lustosa, salesiano que atuou como Arcebispo em Fortaleza (CE). 

Leia MaisIrmã Lúcia de Fátima é reconhecida como Venerável

“Uma figura de Bispo cuja ação pastoral nas quatro dioceses por ele guiadas se evidenciou especialmente incisiva comentou o Padre Pierluigi Cameroni, S.D.B., Postulador Geral das Causas dos Santos da Família Salesiana (FS).

Na mesma ocasião foi autorizada a promulgação do decreto que tornou venerável a Irmã Lúcia, conhecida como guardião de um dos “segredos de Fátima”, além de outros três servos de Deus e o martírio de padres e leigos da Arquidiocese de Sevilha, mortos na Guerra Civil da Espanha em 1936 (todos vão ser proclamados Beatos).

Quem foi Dom Antônio?

Reprodução/ Arquidiocese de Fortaleza
Reprodução/ Arquidiocese de Fortaleza

O segundo Arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza (CE) nasceu em São João del-Rei, em Minas Gerais, no dia 11 de fevereiro de 1886. Pertencia à uma família da burguesia e aprendeu com os seus pais a importância dos sacrifícios e do trabalho.

Aos 16 anos decidiu tornar-se salesiano e aos 26 já havia sido ordenado padre. Foi mestre e diretor de noviços, cuidou da formação dos estudantes de Filosofia e Teologia. Além disso, era formador de muitos sacerdotes salesianos e se interessava por causas sociais.

No ano de 1925 foi eleito bispo de Uberaba (MG), depois foi transferido para Corumbá, hoje Estado Mato Grosso do Sul.

Passados dois anos foi nomeado arcebispo de Belém do Pará (PA), região onde permaneceu por dez anos.

Mas o local onde permaneceu por maior tempo, 22 anos, foi em Fortaleza (CE). Na Arquidiocese fundou o hospital São José, ambulatórios, escolas gratuitas, a “Sopa dos pobres” e Serviços Sociais, etc.

Foi também escritor nas áreas de teologia, filosofia, espiritualidade, hagiografia, literatura, geologia, botânica; e artista: os atuais vitrais da Catedral de Fortaleza são dele.

Faleceu em 14 de agosto de 1974 e seu corpo repousa na Catedral de Fortaleza. E, no ano de 1993, a Arquidiocese de Fortaleza abriu o processo canônico para sua canonização.

Fonte: Vatican News, Salesianos e Arquidiocese de Fortaleza

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...