Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja

Baependi: Reitor fala sobre construção do santuário dedicado à Nhá Chica

Beata Nhá Chica ganhará Santuário na cidade de Baependi (MG) 

Um amplo santuário dedicado à beata Francisca de Paula de Jesus, mais conhecida como Nhá Chica será construído na cidade de Baependi, na Diocese de Campanha, em Minas Gerais. 

 Beatificação em Baependi, em 2013 (credito ValquÍria Vieira/A12)

De acordo com o reitor da igreja de Nossa Senhora da Conceição, chamada popularmente de Santuário de Nhá Chica, padre José Douglas Baroni, a construção de um santuário exclusivamente dedicado à beata era um “sonho” para toda a diocese e uma necessidade, por causa do grande número de romeiros que procuram o santuário todos os fins de semana. 

“Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, nosso bispo diocesano, sempre se empenhou na heroicidade de fé da Beata. Sua Excelência tem demonstrado profundo amor e respeito a ‘Mãe dos Pobres’. Atualmente a Igreja Nossa Senhora da Conceição, onde se encontra o túmulo e as honras dos altares à Beata já se encontram obsoletas; não comportando o fluxo de fiéis e romeiros devotos que acorrem aquela Colina da Conceição. Diante desse fato, o Bispo Diocesano adquiriu um aprazível terreno na mesma cidade para a construção definitiva de um Santuário para a Beata”, disse o reitor em entrevista ao A12. 

Nos fins de semana, a igreja recebe cerca de 3 mil pessoas em uma estrutura que acolhe em seu interior apenas 400 pessoas. 

 Beatificação em Baependi, em 2013 (credito ValquÍria Vieira/A12)

O novo santuário será construído no alto da cidade, na Chácara das Mangueiras, distante 3 quilômetros da igreja de Nossa Senhora da Conceição. A obra, segundo o reitor, irá destacar as cores azul e branco em honra de Nossa Senhora da Conceição, a sombrinha de Nhá Chica, objeto que a beata sempre tinha à mão, e uma cúpula, como a do Vaticano. Padre Baroni explicou também o desejo de seguir a mesma proposta de acolhimento do Santuário Nacional de Aparecida, onde o romeiro pode se movimentar livremente em torno de toda a Basílica. 

Para a construção do novo santuário, o reitor disse que em breve será lançada uma campanha de arrecadação envolvendo todos os fiéis da diocese. “Estamos felizes, ansiosos e também aguardamos a co-participação dos fiéis e devotos da Beata para juntos construirmos a Morada de Deus, a casa dos irmãos que será  a  para a glória da Trindade e a santificação da humanidade”, assinalou. 

"A vida da Beata Nhá Chica é cercada pela misericórdia do Senhor. Ela viveu intensamente esta prerrogativa  divina em concomitância aos apelos do Redentor. Uma misericórdia orante e concreta; apostólica e desbravadora; sincera e humilde; hospitaleira e vanguardista. A misericórdia sempre a acompanhou e a fez serva e discípula luminosa do Senhor, como a chama Sua Santidade, o Papa Francisco. Nhá Chica com sua vida e profunda personalidade fala por si mesma e deixa seu legado como taumaturga da simplicidade e da perfeita pobreza", finalizou. 

Conheça a história da beata Nhá Chica. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.