Igreja

Bispos e empresários refletem economia que privilegia pessoa humana

Evento visa debater necessidade de um sistema econômico mais justo e solidário voltado para o homem e o meio ambiente.

Escrito por Elisangela Cavalheiro

10 SET 2021 - 11H47 (Atualizada em 13 SET 2021 - 08H14)

A Economia de Francisco será tema de diálogo e reflexão de cerca de 200 pessoas, entre bispos, padres, empresários e outros interessados na temática, neste sábado (11), em um evento aberto e on-line. Na verdade, o encontro vai refletir “porque é preciso” uma visão econômica alicerçada na justiça social, na dignidade da pessoa humana e consciente do cuidado com o meio ambiente.

O XIII Encontro de Diálogo Bispos e Empresários, que ocorre a cada dois anos, é organizado pelo Setor de Cultura da CNBB e pela Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa-Brasil.

Realizado pela primeira vez de forma on-line, é aberto e gratuito. Para participar, é necessário se inscrever por meio do link: https://bityli.com/5qvBt. Inscrições até nesta sexta (10).

Do que trata o encontro?

O evento contará com painéis temáticos para promover a reflexão e partilha sobre “Por que precisamos da Economia de Francisco?”.

O termo “Economia de Francisco” faz referência a São Francisco de Assis, que deixou a fortuna para abraçar a igualdade e natureza. Ele surgiu a partir de um encontro mundial para inspirar uma "nova economia", no espírito de Francisco; uma economia socialmente justa, economicamente viável, ambientalmente sustentável e eticamente responsável.

Maria Virginia Cavalieri Costa Gonçalves, a Gigi Cavalieri, que é presidente da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresa de São Paulo (ADCE-SP) e da União Internacional Cristã de Dirigentes de Empresa da América Latina (Uniapac-LA), acredita no potencial dessa reflexão, especialmente neste momento em que a pandemia promoveu ainda mais as desigualdades.

“Precisamos repensar a economia porque ela tem que privilegiar a pessoa humana e esse foi o convite do Papa Francisco para o mundo, para que pudéssemos nos reorganizar para essa realidade. Naquela oportunidade não havia ainda a pandemia, mas o papa já insistia na necessidade de uma transformação mundial e de uma nova economia que privilegie a pessoa humana e também o meio ambiente. Nesse momento de pandemia que temos vivenciado tantas dificuldades e privações, este encontro deseja repensar a economia para uma inspirada por Francisco, de mais fraternidade, acolhimento e solidariedade”, pontuou em entrevista ao A12.

Reprodução
Reprodução
Gigi Cavalieri


Outra questão importante do evento é voltada para a formação de jovens empresários. A partir do painel “Economia de Francisco: educar novas gerações com sonhos”, o encontro abre espaço para promover a tomada de consciência das futuras gerações, dando continuidade a um projeto já desenvolvido pela associação.

“Para os jovens, é muito mais fácil começar numa linha correta do que lá na frente ter que repensar tudo isso. Então, que os novos empreendedores já comecem com um olhar diferente e que considerem a sustentabilidade, acrescenta Gigi Cavalieri.

A ADCE trabalha diretamente na formação do empresário e dirigente de empresa nos conceitos do Pensamento Social Cristão. Neste ano, a presidente analisa o importante atuação da Igreja no Brasil no apoio e suporte para a realização do papel e função fundamental da associação.

O encontro terá ao final a leitura da “Carta de Aparecida”, que trará uma síntese do que foi refletido no evento.

Bispos que estarão presentes

Entre os bispos que irão participar do evento, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB e arcebispo de Belo Horizonte, cardeal Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo de Campo Grande, dom Giovane Pereira de Melo, bispo de Tocantinópolis e dom João Justino, presidente da Comissão de Cultura e Educação da CNBB e arcebispo de Montes Claros.

O Encontro celebra em 2021, os 60 anos da ADCE /UNIAPAC Brasil e os 90 da fundação da UNIAPAC Internacional. Nos últimos 25 anos, o evento foi realizado com importantes experiências de diálogo, aprendizado e crescimento. Um dos pilares do Encontro foi a criação, em 2012, do programa “Empresa com Valores”. Um projeto construído para levar, de modo mais concreto e com maior rapidez, o ensinamento social cristão para os ambientes de trabalho e dos negócios, em todo o país. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...