Por Eduardo Gois Em Igreja Atualizada em 29 JUL 2020 - 10H40

Bom Jesus da Lapa: Meios de Comunicação são ferramentas fundamentais nesta pandemia

Arquivo do Santuário.
Arquivo do Santuário.
Santuário fica localizado num lugar de rara beleza.


O
Santuário do Bom Jesus da Lapa no interior da Bahia é um lugar de acolhida de milhares de romeiros, porém, neste 2020, como em muitas outras localidades do país sua Festa que acontece entre 28 de julho e 6 de agosto será pela internet, devido a pandemia.

Com o tema “Bom Jesus: responsabilidade missionária e cuidado com a vida", a novena e festa é 100% virtual, após mais de três séculos de tradição de romarias, a grande Festa do Senhor Bom Jesus está diferente, na web, mas não menos bonito e cheia de fé.

O A12 bateu um papo com o reitor do local, Padre João Batista do Nascimento, sobre as peculiaridades da atualidade e os desafios para o futuro.

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal


A12 - Como tem sido a experiência de vivenciar a pandemia e não ter a presença dos romeiros?

Padre João Batista Nascimento - A experiência da pandemia modificou a nossa rotina como em todos os outros lugares. Mas, uma decisão que nós tomamos logo no início desse processo pandêmico, em não cancelar nenhuma programação da agenda do Santuário do ano 2020, foi muito importante para o Santuário do Bom Jesus. Tratou-se de uma das melhores e maiores decisões que fizemos, pois, isto garantiu um norte a seguir, e todos souberam objetivar, recriar e reinventar dentro do quadro.

A12 - A internet tem sido aliada? Fale um pouco sobre a experiência de comunicar o Bom Jesus da Lapa pelas mídias sociais.

Padre João Batista - Começo esta resposta falando também de Santo Afonso, que teve presente o aspecto do amor a Jesus Cristo numa dinâmica de união, conformando sua vida a vontade do Pai como um caminho para a santidade. Ele não evitou, nem eliminou nada que estava ao seu alcance e que poderia servir para evangelizar, por isso entrou verdadeiramente na cultura de cada comunidade por onde andava, com objetivo de superar os desafios que tentavam limitar a vida plena.

Este caminho estamos fazendo no santuário do Bom Jesus. Nos servindo de todos os meios de comunicação para romper fronteiras e chegar até as pessoas, romeiros e principalmente aos refratários do Evangelho. Neste tempo, intensificamos mais ainda este serviço.

Estamos com uma equipe de comunicação do Santuário, liderada pelo Padre William Betonio, bastante atuante, que vem numa crescente, se desenvolvendo e especializando a cada dia para dialogar com o mundo. Isso tem nos proporcionado muita alegria e esperança na evangelização e, consequentemente, na interação com o povo de Deus.

A12 - Quais são as expectativas para o pós-pandemia? O santuário está animado em quais projetos?

Padre João Batista - É preciso um itinerário missionário que venha revitalizar sempre a vida dos batizados para que permaneçam e caminhem no seguimento do Bom Jesus encarnado, sem necessidade de inventar um outro programa, pois este já é claro: trata-se de conhecer, amar, imitar e seguir Jesus Cristo.

Diversas situações complexas em curso nos apontam grandes desafios, consequentemente, vem as perdas de valores; assim, torna-se necessário e urgente buscar uma espiritualidade que seja amparada pela comunhão que não nos isole, mas que promova integração e Unidade, a partir da Trindade Santa.

Portanto, vale lembrar que, do legado espiritual de que recebemos, fica a missão de continuar promovendo o anúncio do evangelho com sensibilidade apostólica, o amor misericordioso, na esperança de construção de uma unidade maior entre todos e construção de projetos espirituais e humanos sempre em comum.

.:: Quer saber mais sobre a Novena e Festa do Bom Jesus da Lapa? Acesse aqui!

.:: Sabia que a TV Aparecida está transmitindo a Festa do Bom Jesus da Lapa? Veja informações

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Eduardo Gois, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.