Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias Atualizada em 28 JUL 2020 - 13H41

Festa do Bom Jesus da Lapa sem presença de fiéis e pela internet

A preocupação com os fiéis devido à pandemia do novo coronavírus levou o Santuário do Bom Jesus da Lapa, na Bahia, a realizar toda a programação das festividades em honra de seu padroeiro pela internet, para evitar a aglomeração de pessoas e a propagação do vírus. 

A festa, que é tricentenária, recebe milhares de romeiros todos os anos durante o final do mês de julho e início de agosto.

Em 2020, até mesmo o tema da festa vai refletir o zelo que a Igreja deve ter diante da pandemia:

"'Bom Jesus: responsabilidade missionária e cuidado com a vida'. O Santuário realizará de 28 de julho a 06 de agosto, a novena e festa do Senhor Bom Jesus da Lapa de forma virtual, reafirmando seu compromisso no combate à pandemia”, informa comunicado do santuário baiano.

Uelder Negrão/Acervo Santuário
Uelder Negrão/Acervo Santuário
Celebrações serão fechadas ao público


A grande Festa do Senhor Bom Jesus da Lapa é um evento esperado pelos devotos. Ela reúne principalmente o povo simples devoto do Cristo Sofredor, que vê em suas chagas os seus próprios sofrimentos.

A decisão da direção do Santuário impacta na forma como os devotos vão poder celebrar a romaria neste ano.

O novenário e as demais celebrações no Santuário serão realizados sem a presença dos fiéis e poderão ser acompanhados pela Web TV Bom Jesus e redes sociais. A circulação dos romeiros está permitida apenas para visitação à gruta e em outros espaços em horários específicos. A entrada será feita através de barreira sanitária, higienização das mãos com álcool 70% e uso de máscara.

Leia MaisAssista à Novena e Festa do Bom Jesus da Lapa na TV Aparecida“A Lapa do Bom Jesus é feita de pedra e luz”Chegou Agosto: Vamos celebrar o Senhor Bom Jesus! Quanto à procissão, ela será substituída por uma bênção com a imagem do Senhor Bom Jesus pelas ruas da cidade, numa forma de aproximação com os devotos que estão em suas casas.

Segundo o reitor do Santuário, Padre João Batista, esta é uma decisão difícil, mas necessária: “Nós que sempre recebemos as pessoas aqui, agora trazemos esta proposta de Romaria Virtual, que é uma forma de levar o Bom Jesus até elas”, afirma.

Os devotos podem baixar o livreto da novena para poder acompanhar as celebrações.  Confira aqui o material

Hoje, o Santuário do Bom Jesus da Lapa é coordenado pelos Missionários Redentoristas da Vice-Província da Bahia. 

Veja como fica a programação da festa com as mudanças  arrow_downward

Reprodução
Reprodução
Cartaz da festa de 2020


Novena Solene e Celebrações

A novena tem início no dia 28 de julho e segue até o dia 05 de agosto, sempre às 19h, com transmissão ao vivo pela Web TV Bom Jesus. Além disso, todos os dias serão transmitidos o Terço da Misericórdia às 15h e a Santa Missa, às 17h.

Do dia 03 ao dia 05 de agosto, a TV Aparecida também passa a transmitir a Novena Solene, às 19h.

Dia da Festa

No dia 06 de agosto, dia festivo, a programação começa às 7h com a Santa Missa Solene, transmitida pela TV Pai Eterno. Às 16h, a Imagem Peregrina do Senhor Bom Jesus percorre algumas ruas da cidade e às 18h, acontece o encerramento na esplanada do Santuário, transmitido pela TV Aparecida e Web TV do Santuário.

Festejos populares

Sem os tradicionais festejos, o Santuário lança o Boa Noite Bom Jesus, um programa que será transmitido todos os dias, às 20h30, pela Web TV e redes sociais. Entrevistas, reportagens e artistas da região dão o tom na programação. No dia 06, uma Live Show com o padre Alessandro Campos, às 19h30, encerra a festa de 2020.

Como acompanhar?

O Santuário está presente nos seguintes canais:

Web TV Bom Jesus

Youtube: Youtube.com/santuariolapa

Facebook: facebook.com/santuariolapa


Fonte: Santuário Bom Jesus da Lapa.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...