O cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, destacou a missão do Vaticano na defesa da paz e da democracia em seu recente discurso na Embaixada da Itália junto à Santa Sé. Ele enfatizou que a diplomacia é fundamental para promover a paz mundial e que os valores cristãos são essenciais para sustentar a democracia.
Parolin afirmou que, embora o trabalho diplomático possa parecer produzir pequenos resultados, é crucial não desistir.
“Às vezes parece que o trabalho diplomático produz pequenos resultados, mas não devemos cansar-nos nem ceder à tentação da resignação; a paz é tarefa de cada um de nós a partir da nossa vivência quotidiana, nas nossas cidades, nos nossos países, no mundo”, disse ele.
O cardeal sublinhou a importância de todos colaborarem para serem “artesãos de paz”, conforme deseja o Papa Francisco.
Leia MaisNo G7, Papa encontra presidente do Brasil e aborda paz e desigualdadesPapa afirma que o diálogo inter-religioso é condição necessária para a paz🟡🔵 Falando sobre a crise na Ucrânia, Parolin reiterou que a guerra nunca pode ser considerada justa. Ele explicou que o conceito de “guerra justa” está sendo revisado, especialmente à luz dos conflitos modernos e das armas disponíveis hoje.
Parolin mencionou a mediação bem-sucedida da Santa Sé na troca de prisioneiros e expressou esperança de que outras libertações possam ocorrer, criando um ambiente favorável para a paz e negociações.
🔴🟢 Sobre o Líbano, Parolin enfatizou a necessidade urgente de eleger um novo presidente para resolver a crise institucional do país.
“A primeira solução é a eleição do presidente da República. O importante é a urgência de ter um presidente, de encerrar esta crise institucional que está prejudicando todo o país”, declarou ele. O cardeal destacou o papel ativo dos cristãos e a necessidade de cooperação entre os partidos para encontrar um candidato comum.
Parolin também falou sobre as Semanas Sociais de Trieste, para onde o Papa Francisco irá nesta semana, e que abordarão o tema da democracia. Ele destacou que a democracia está em crise em várias partes do mundo e que é vital para os católicos promoverem a democracia, preenchendo-a com valores.
“A democracia está em crise em muitas partes do mundo e creio que também é muito importante que os católicos reiterem a importância e a necessidade de ser a favor da democracia e, sobretudo, de preenchê-la de valores. A democracia não é um simples exercício matemático, mas é, sobretudo, um exercício de valores que tornam possível a convivência social”, disse ele.
Durante a cerimônia, várias autoridades, incluindo o embaixador Francesco Di Nitto e a embaixadora da União Europeia junto à Santa Sé, Alexandra Valkenburg, estavam presentes. O jornalista Piero Damosso foi premiado por seu livro que investiga o papel da Igreja na promoção da paz, refletindo a visão da Igreja sobre a importância da diplomacia e dos valores cristãos na resolução de conflitos globais.
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.