O Centro Cultural Missionário em parceria com a Comissão Episcopal para a Amazônia, as Pontifícias Obras Missionárias e a Conferência dos Religiosos do Brasil promoverão o curso “Formação Missionária com Enfoque na Amazônia”, de 06 a 10 de maio. É uma resposta da Igreja do Brasil em continuidade ao que foi proposto no Sínodo para a Amazônia.
O curso pretende ser um instrumento para a qualificação daqueles que desenvolvem atividades missionárias junto aos povos tradicionais: leigos e leigas, consagrados e consagradas e ministros ordenados, que desejam aperfeiçoar o conhecimento e a reflexão em prol da contribuição das realidades sociocultural, econômica e eclesial encontradas.
Os assessores do curso serão dois grandes conhecedores da história da Amazônia e da vida e cultura dos povos indígenas: Dom Raimundo Possidônio Carrera da Mata, bispo coadjutor de Bragança–PA e o padre Justino Sarmento Rezende, salesiano do povo tuyuka, doutor em Antropologia Social.
Os organizadores querem que o curso seja uma resposta aos sonhos do Papa Francisco em Querida Amazônia:
“Sonho com uma Amazônia que lute pelos direitos dos mais pobres, dos povos nativos, dos últimos, de modo que a sua voz seja ouvida e sua dignidade promovida. Sonho com uma Amazônia que preserve a riqueza cultural que a caracteriza e na qual brilha de maneira tão variada a beleza humana. Sonho com uma Amazônia que guarde zelosamente a sedutora beleza natural que a adorna, a vida transbordante que enche os seus rios e as suas florestas. Sonho com comunidades cristãs capazes de se devotar e encarnar de tal modo na Amazônia, que deem à Igreja rostos novos com traços amazônicos.” (QA n. 7).
:: Para entender o Sínodo da Amazônia é preciso ler a ‘Laudato sì’
O curso será sediado no Centro Cultural Missionário (CCM), filial da CNBB, em Brasília–DF. Faça sua inscrição e saiba mais sobre o curso aqui.
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.