Por Polyana Gonzaga Em Igreja Atualizada em 23 SET 2019 - 13H26

Para entender o Sínodo da Amazônia é preciso ler a ‘Laudato sì’

Shutterstock
Shutterstock


A Laudato si’ (‘Louvado sejas’) sobre o cuidado da Casa Comum foi publicada em maio de 2015. A segunda encíclica do Papa Francisco possui seis capítulos e tem como tema central a Ecologia.

A Encíclica do Papa, que norteou o Documento de Trabalho e que iluminará as discussões do Sínodo para Amazônia convocado para outubro, nos propõe um exame de consciência considerando não apenas como se vive a comunhão com Deus, com os outros, consigo mesmo, mas também com todas as criaturas e a natureza.

O Sínodo para a Amazônia é uma tentativa consciente da Igreja de implementar a ‘Laudato si’ neste ambiente humano e natural fundamental.

A ‘Laudato si’ não tem um texto fechado ou definitivo, mas nos faz um convite para o diálogo:

.:: Por que o Papa convocou o Sínodo para a Amazônia?

“Lanço um convite urgente e a renovar o diálogo sobre a maneira como estamos a construir o futuro do planeta. Precisamos de um debate que nos una a todos, porque o desafio ambiental, que Leia MaisO que é e quem participa do Sínodo para a Amazônia?vivemos, e as suas raízes humanas dizem respeito e têm impacto sobre todos nós. O movimento ecológico mundial já percorreu um longo e rico caminho, tendo gerado numerosas agregações de cidadãos que ajudaram na consciencialização” (LS, 14).

Com esta carta encíclica, o Papa quer inserir nos ajudar a reconhecer a grandeza, a urgência e a beleza do desafio que temos pela frente em relação ao cuidado da casa comum, da crise ambiental e da conscientização para nossa maneira de nos relacionar com a natureza.

Thiago Leon
Thiago Leon


.:: Ecologia integral: entenda o conceito usado pelo Papa Francisco

Toda a encíclica do Papa Francisco leva a profunda reflexão do que está para acontecer com o planeta, as mudanças climáticas, a questão da água, a preservação da biodiversidade, a nossa dívida ecológica, o Evangelho da Criação, uma ecologia integral, além de trazer linhas de orientação e ação.

Contudo, o Sínodo para a Amazônia não se trata apenas de uma reunião para discussão de dados e informações cientificas, mas sim em uma nova forma de compreender a realidade. A grande contribuição do Sínodo está na missão e dimensão evangelizadora.

.:: Dúvidas sobre o Sínodo para a Amazônia? Entenda mais na página especial: A12.com/sinododaamazonia


Fonte:

  • HUMMES, Cláudio. Sínodo para a Amazônia: São Paulo: Paulus, 2019. Coleção Comunidade e Missão.
  • w2.vatican.va
  • Instrumentum Laboris - Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral
  • Carta Encíclica ‘Laudato si’ do Santo Padre Francisco sobre o cuidado da casa comum
1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.