Estamos no Mês Vocacional, o mês de agosto, tempo de avaliar nossa atuação na comunidade, na Igreja. Tempo de tomar consciência de que cada um de nós tem uma vocação, um chamado de Deus, que é “dom e tarefa, fonte de vida nova e de verdadeira alegria”, nas palavras do Papa Francisco.
Você certamente conhece a canção “Me chamaste para caminhar na vida contigo”. Sim, o Senhor nos chama para caminhar com Ele. Caminhar de que modo, com qual tipo de missão? Francisco responde: “Semeando a esperança e construindo a paz”. Caminhamos com Jesus buscando um futuro melhor e empenhando-nos na sua construção ao longo do caminho. Leia Mais3 conselhos do Papa Francisco para viver bem a vocaçãoEntenda a diferença entre vocação e profissão
Em sua Mensagem para o Dia Mundial de Orações pelas Vocações, celebrado em abril deste ano, o Papa nos convida para “considerarmos o precioso dom do chamado que o Senhor dirige a cada um de nós, seu povo fiel em caminho, dando-nos a possibilidade de tomar parte no seu projeto de amor e encarnar a beleza do Evangelho nos diferentes estados de vida”.
Quando assumimos que temos uma vocação especial na Igreja, na família, na sociedade, “a nossa vida realiza-se e torna-se plena, porque então entendemos quem somos, percebemos as qualidades que temos e o campo onde é possível pô-las a render.”
Francisco nos garante que cada um de nós, no seu lugar próprio, no seu estado de vida, pode ser, com a ajuda do Espírito Santo, um semeador de esperança e de paz. Somos peregrinos de esperança, porque procuramos realizar os passos possíveis rumo a um mundo novo, onde se viva em paz, na justiça e no amor.
Ser peregrinos de esperança e construtores de paz significa fundar a própria existência sobre a rocha da ressurreição de Cristo, sabendo que todos os nossos compromissos, na vocação que abraçamos e levamos adiante, não caem no vazio.
A redenção realizada na Páscoa dá a esperança, uma esperança certa, confiável, com a qual podemos enfrentar os desafios do presente. Mostrando que isso já está acontecendo, o Papa cita exemplos, um dos quais é o das pessoas que, “em diferentes campos e de vários modos, se empenham por construir um mundo mais justo, uma economia mais solidária, uma política mais equitativa, uma sociedade mais humana, isto é, todos os homens e mulheres de boa vontade que se dedicam ao bem comum.”
O Senhor fala ao nosso coração e quer encontrá-lo aberto, sincero e generoso.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.