Foto de: Jomar Lima
Até domingo (17), a cidade de Cachoeira, localizada no Recôncavo Baiano, se torna anfitriã de umas das mais antigas manifestações religiosas e culturais do Brasil, a Festa da Irmandade da Boa Morte, ou simplesmente Festa da Boa Morte.
Na noite de hoje (14), haverá missa de corpo presente com a Imagem de Nossa Senhora na Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Igreja da Matriz) às 19h00. Em seguida, os devotos partem para a Procissão do Enterro de Nossa Senhora da Boa Morte pelas principais ruas de Cachoeira.
Missas, procissões, ceias e samba de roda são algumas das atrações da festa, que terá ponto alto nesta sexta-feira (15), quando será realizada a Procissão da Glória, às 11h00, seguida de banquete oferecido pelas irmãs.
Histórico - Conhecida mundialmente por ser uma das confrarias mais antigas e importantes do Brasil, a Irmandade da Boa Morte surgiu em Salvador no início do século XIX, transferindo-se posteriormente para a cidade de Cachoeira. É composta por mulheres descendentes de escravos com idade superior a 50 anos e que professam o sincretismo religioso. Alguns historiadores afirmam que essa manifestação da cultura afro-brasileira surgiu com a luta das mulheres negras contra o regime escravocrata, quando estas compravam cartas de alforria e facilitavam a fuga de escravos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.