Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Igreja

CNBB lançará fase de implementação do Sínodo

Em uma Live no dia 25 de agosto a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil abrirá o período importante que propõe caminhos para a sinodalidade na Igreja

Escrito por Redação A12

14 AGO 2025 - 11H16 (Atualizada em 15 AGO 2025 - 08H26)

Nathalia Oliveira - A12

A abertura da fase de implementação do Sínodo no Brasil tem data marcada para 25 de agosto, das 20h às 21h30. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), convida a todos para a Live que será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube @CNBBNacional.

Segundo o documento da Secretaria Geral dos Sínodos, esta é a terceira e última fase, prevista pela Constituição Apostólica Episcopalis communio: a fase de implementação.

Ela sucede à fase de escuta (2021-2023) e a fase celebrativa (Assembleias de 2023 e 2024) e tem como referência central o Documento Final (DF), que o Papa Francisco declarou fazer parte do Magistério ordinário.

Esse tempo importante tem o propósito de “experimentar práticas e estruturas renovadas, que tornem a vida da Igreja cada vez mais sinodal”. De acordo com o documento Instrumentum Laboris (2023), um sínodo não é senão um horizonte de comunhão e missionariedade.

CNBB CNBB

Passos concretos

O objetivo é colocar em prática, nas Igrejas locais e em seus contextos próprios, as orientações do DF, experimentando novas práticas e estruturas para fortalecer a sinodalidade e a missão evangelizadora.

De acordo com a Secretaria Geral, isso envolve discernimento, aprofundamento teológico e canônico, e criação de percursos formativos que gerem uma “conversão sinodal” concreta.

.:: Fique por dentro das notícias do Portal A12 pelo canal do WhatsApp

O documento reforça também que essa fase não é uma atividade paralela, mas precisa estar no cotidiano das comunidades, em busca de resultados perceptíveis. Além disso, valoriza o intercâmbio de experiências entre as Igrejas, respeitando as diversidades e estimulando a criatividade pastoral.

O processo sinodal até 2028 possui um cronograma organizado por etapas que visam assegurar que as comunidades caminhem juntas, colhendo os frutos das experiências.

Etapas do processo Sinodal

Junho de 2025 a dezembro de 2026: Animação e apoio da participação de todo o Povo de Deus pelas equipes sinodais diocesanas. As dioceses e seus agrupamentos executam os “Percursos de implementação nas Igrejas locais e nos seus agrupamentos”.

2027: Acontecem as assembleias de avaliação, sendo uma oportunidade para interrogarmos em qual etapa do percurso estamos na implementação e conversão. No primeiro semestre ocorrem as assembleias nas Dioceses e Eparquias e no segundo, nas Conferências Episcopais nacionais e internacionais.

2028: A fase se conclui com duas grandes assembleias: as “Assembleias de avaliação continentais” e por fim a “Celebração da Assembleia eclesial no Vaticano”.

>>Acompanhe a Live<<

A transmissão permitirá o aprofundamento de todas as comunidades neste processo para que possam se unir na construção de uma Igreja cada vez mais sinodal.

Além disso, será um momento essencial para as equipes diocesanas de animação do Sínodo, que poderão conhecer sua responsabilidade neste período e como dinamizar a implementação nas diferentes realidades.

Coincidindo com o Jubileu da Esperança, esta fase incluirá o Jubileu das Equipes Sinodais e organismos de participação (24 a 26 de outubro de 2025), em Roma, como momento de espiritualidade e preparação para os passos do caminho sinodal.

Leia + O que o Sínodo tem a ver com o Ano Jubilar?

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...