Aqui no A12 você pode ver como foi o início da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) em Brasília (DF) na segunda-feira (12) e que segue até o Domingo de Pentecostes (19).
Estão sendo refletidas as passagens nas quais Jesus reafirmou o ensinamento judaico tradicional de Deuteronômio (Dt 6,5) “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças”; e Levítico (Lv19, 18b): “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
Somos ensinados que o amor de Cristo nos reuniu na unidade. Dessa forma, encontramos nossa identidade comum na experiência do amor de Deus (Jo 3, 16) e revelamos essa identidade ao mundo pelo modo como amamos uns aos outros (Jo 13, 35).
Mesmo que cristãos em todo o mundo possam se diferenciar na forma de adoração ao Senhor, uma oração que é partilhada para todos é o Pai-Nosso, que o próprio Jesus nos ensinou como fundamento da nossa fé.
“Portanto, rezai assim: ‘Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal’”. (Mt 6,9)

O Catecismo da Igreja Católica reflete essa realidade, destacando a palavra “Nosso” nesta tradicional oração.
“Gramaticalmente, 'nosso' qualifica uma realidade comum a vários. Há um só Deus, que é reconhecido como Pai por aqueles que, pela fé no seu Filho Único, renasceram d'Ele pela água e pelo Espírito. A Igreja é esta nova comunhão de Deus com os homens; unida ao Filho Único, que se tornou o 'primogênito de muitos irmãos' (Rm 8, 29), ela está em comunhão com um só e mesmo Pai, num só e mesmo Espírito Santo. Ao rezar Pai-Nosso, cada batizado reza nesta comunhão: 'A multidão dos que haviam abraçado a fé tinha um só coração e uma só alma' (At 4, 32)”. (CIC 2790)
A oração une todos os cristãos em Deus, embora ainda existam diferenças que precisam ser resolvidas entre os seguidores de Cristo.
“É por isso que, apesar das divisões dos cristãos, a oração ao 'nosso' Pai continua a ser um bem comum e um apelo premente para todos os batizados. Em comunhão pela fé em Cristo e pelo Batismo, eles devem participar na oração de Jesus pela unidade dos seus discípulos”. (CIC 2791)

Pedir ao Nosso Pai a união como uma família
Em janeiro de 2021, o Papa Francisco reforçou que a vontade de Jesus é que rezemos pela unidade, pois assim testemunhamos o amor que nos torna mais próximos.
“Neste tempo de graves dificuldades, a oração é ainda mais necessária para que a unidade prevaleça sobre os conflitos. É urgente pôr de lado os particularismos, a fim de promover o bem comum, e para isso o nosso bom exemplo é fundamental: é essencial que os cristãos continuem o caminho rumo à unidade plena e visível”.
Deus deseja que todos sejamos um, e o Pai-Nosso é o primeiro passo para alcançar esta união.
“Os batizados não podem dizer Pai 'nosso', sem levar até junto d'Ele todos aqueles por quem Ele deu o seu Filho bem-amado. O amor de Deus é sem fronteiras; a nossa oração deve ser também. Rezar ao nosso Pai nos abre às dimensões do seu amor manifestado em Cristo: orar com e por todos os homens que ainda O não conhecem, para que sejam reunidos na unidade. Este cuidado divino por todos os homens e por toda a criação animou todos os grandes orantes; deve também dilatar a nossa oração num amor sem limites, quando ousamos dizer 'Pai-Nosso'”. (CIC 2793)
Padre Helcimar Sardinha, da Arquidiocese de Niterói (RJ), ensina a rezar corretamente o Pai-Nosso
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.