Aqui no A12 você pode ver como foi o início da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) em Brasília (DF) na segunda-feira (12) e que segue até o Domingo de Pentecostes (19).
Estão sendo refletidas as passagens nas quais Jesus reafirmou o ensinamento judaico tradicional de Deuteronômio (Dt 6,5) “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças”; e Levítico (Lv19, 18b): “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
Somos ensinados que o amor de Cristo nos reuniu na unidade. Dessa forma, encontramos nossa identidade comum na experiência do amor de Deus (Jo 3, 16) e revelamos essa identidade ao mundo pelo modo como amamos uns aos outros (Jo 13, 35).
Mesmo que cristãos em todo o mundo possam se diferenciar na forma de adoração ao Senhor, uma oração que é partilhada para todos é o Pai-Nosso, que o próprio Jesus nos ensinou como fundamento da nossa fé.
“Portanto, rezai assim: ‘Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal’”. (Mt 6,9)
O Catecismo da Igreja Católica reflete essa realidade, destacando a palavra “Nosso” nesta tradicional oração.
“Gramaticalmente, 'nosso' qualifica uma realidade comum a vários. Há um só Deus, que é reconhecido como Pai por aqueles que, pela fé no seu Filho Único, renasceram d'Ele pela água e pelo Espírito. A Igreja é esta nova comunhão de Deus com os homens; unida ao Filho Único, que se tornou o 'primogênito de muitos irmãos' (Rm 8, 29), ela está em comunhão com um só e mesmo Pai, num só e mesmo Espírito Santo. Ao rezar Pai-Nosso, cada batizado reza nesta comunhão: 'A multidão dos que haviam abraçado a fé tinha um só coração e uma só alma' (At 4, 32)”. (CIC 2790)
A oração une todos os cristãos em Deus, embora ainda existam diferenças que precisam ser resolvidas entre os seguidores de Cristo.
“É por isso que, apesar das divisões dos cristãos, a oração ao 'nosso' Pai continua a ser um bem comum e um apelo premente para todos os batizados. Em comunhão pela fé em Cristo e pelo Batismo, eles devem participar na oração de Jesus pela unidade dos seus discípulos”. (CIC 2791)
Pedir ao Nosso Pai a união como uma família
Em janeiro de 2021, o Papa Francisco reforçou que a vontade de Jesus é que rezemos pela unidade, pois assim testemunhamos o amor que nos torna mais próximos.
“Neste tempo de graves dificuldades, a oração é ainda mais necessária para que a unidade prevaleça sobre os conflitos. É urgente pôr de lado os particularismos, a fim de promover o bem comum, e para isso o nosso bom exemplo é fundamental: é essencial que os cristãos continuem o caminho rumo à unidade plena e visível”.
Deus deseja que todos sejamos um, e o Pai-Nosso é o primeiro passo para alcançar esta união.
“Os batizados não podem dizer Pai 'nosso', sem levar até junto d'Ele todos aqueles por quem Ele deu o seu Filho bem-amado. O amor de Deus é sem fronteiras; a nossa oração deve ser também. Rezar ao nosso Pai nos abre às dimensões do seu amor manifestado em Cristo: orar com e por todos os homens que ainda O não conhecem, para que sejam reunidos na unidade. Este cuidado divino por todos os homens e por toda a criação animou todos os grandes orantes; deve também dilatar a nossa oração num amor sem limites, quando ousamos dizer 'Pai-Nosso'”. (CIC 2793)
Padre Helcimar Sardinha, da Arquidiocese de Niterói (RJ), ensina a rezar corretamente o Pai-Nosso
Dogmas da Igreja: o inferno
O inferno é o estado de separação eterna de Deus, reservado àqueles que morrem em pecado mortal sem arrependimento.
Doutrina Social da Igreja: bússola que orienta a vida em comunidade
A Doutrina Social da Igreja Católica guia os fiéis na aplicação dos princípios cristãos à vida social, econômica e política, promovendo justiça e bem comum.
Papa incentiva Rede de Mundial de Oração a partilhar o Jubileu
Em encontro no Vaticano, Papa Francisco pediu aos membros da Rede Mundial de Oração a seguir o caminho do coração.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.