Por ocasião da Solenidade da Epifania do Senhor, quando se encerra o Tempo litúrgico do Natal, é comum uma tradição antiga entre as famílias chamada bênção de proteção dos lares (ou bênção do giz).
O que motiva esta bênção, além do intuito de obter proteção, é a certeza de que Jesus veio morar entre nós, por meio de Sua Encarnação.
Importante ressaltar que a solenidade é normalmente celebrada no dia 06, mas no Brasil é transferida para o domingo mais próximo.
Leia MaisEntenda o que é a Solenidade da Epifania do Senhor
Se você deseja obter a bênção, saiba que vai precisar de um giz abençoado por um padre. Depois disso, poderá fazer a inscrição na parte exterior da porta principal de sua casa com os dizeres:
20+C+M+B+24
O 20 e o 24 representam o ano em que estamos vivendo
As letras CMB
O C M B são consideradas as iniciais dos nomes dos três Reis Magos. C para Caspar (ou Gaspar), M para Melchior e B para Baltazar. Significam também Christus Mansionem Benedicat – que quer dizer Cristo abençoe esta casa. Entre cada letra há uma cruz.
No momento em que é realizado a escrita é necessário rezar a seguinte oração:
"Os três Reis Magos, Gaspar, Melchior e Baltazar, seguiram a estrela do Filho de Deus que se tornou homem há 2023 anos
Que o Senhor abençoe esta casa e nos acompanhe neste novo ano. Amém"
Há outro Rito próprio para a bênção que você pode conferir aqui

Tradição na Alemanha
Na Alemanha, o dia 06 de janeiro, é repleto de costumes. O dia é tão especial que em 3 províncias a data é considerada feriado.
Nesta ocasião, as crianças saem pelas ruas para cantar nas empresas e nas casas, recolhem doações e distribuem a bênção ”C+M+B” para todas as famílias que encontram pelo caminho.
É comum também a realização da encenação da história do nascimento de Jesus.
Aprenda mais sobre os Reis Magos e a Solenidade da Epifania do Senhor:
Fonte: Aleteia e WunderWelt
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.