Por Redação A12 Em Igreja

Conheça a nova presidência do CELAM

Logo do CelamA nova presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) foi eleita durante a 35ª Assembleia Geral da entidade realizada de 12 a 15 de maio em Santo Domingo, capital da República Dominicana.

A nova presidência do CELAM é composta pelo presidente, cardeal Rubén Salazar Gómez, arcebispo de Bogotá(Colombia); o primeiro vice-presidente dom Carlos María Collazzi, bispo da Diocese de Mercedes (Uruguai); o segundo vice-presidente, dom José Belisário da Silva, arcebispo de São Luís (MA); o secretário geral dom Juan Espinoza Jiménez, bispo auxiliar de Morelia (México) e o presidente do comitê econômico, cardeal José Luiz Lacunza Maestrojuán, bispo de David (Panamá).

cardeal_salazar_gomezCardeal Rubén Salazar Gómez

O cardeal Rubén Salazar Gómez nasceu no dia 22 de setembro de 1942. Foi ordenado sacerdote em maio de 1967. Sua sagração como bispo foi em 11 de fevereiro de 1992. Foi proclamado cardeal pelo papa Bento XVI, no dia 24 de novembro de 2012.

O arcebispo esteve à frente das sedes episcopais de Cúcuta, Barranquilla e atualmente trabalha em Bogotá. Cardeal Salazar Gómez presidiu a Conferência Episcopal Colombiana de 2008 a 2011, sendo reeleito para o período seguinte. Ele também é membro do Pontifício Conselho Justiça e a Paz e da Comissão para a América Latina, ambos do Vaticano.

collazzi1Dom Carlos María Collazzi

Nascido na cidade de Rosário, departamento de Colonia (Uruguai), em 1947, foi ordenado sacerdote Salesiano de Dom Bosco, no dia 4 de outubro de 1980. Sua nomeação episcopal para a diocese de Mercedes ocorreu no dia 14 de fevereiro de 1995. No dia 26 de março do mesmo ano foi ordenado bispo.

Dom Belisario SilvaDom José Belisário da Silva

O arcebispo de São Luís do Maranhão é natural de Carmópolis (MG). Foi ordenado padre em dezembro de 1969. Foi nomeado bispo da diocese de Bacabal (MA) em dezembro de 1999. A ordenação episcopal aconteceu no dia 19 de fevereiro do ano seguinte, em sua cidade natal. O lema escolhido é “Invisibilem tamquam videns” (Como se visse o Invisível). Em 2005, foi nomeado arcebispo de São Luís.

dom_espinozaDom Juan Espinoza Jiménez

Nascido em La Piedad, Michoacan no México, foi ordenado sacerdote em 31 de janeiro 1993 tendo como destino de primeiro-ministro, ser instrutor no Seminário Menor de Morelia e Hospital Capelão de "Nossa Senhora da Saúde", cargo que ocupou de 1993 a 1996.

Em Roma, de 2001 a 2009, prestou serviços como ajudante na Congregação para os Bispos.

Desde 2009, ele é professor e membro da equipe de instrutores Seminário Maior, coordenador da Comissão Diocesana para o Clero e Capelão postulado da Irmã Passionista em Morelia.

Em 15 de dezembro de 2010, ele foi nomeado por pelo Papa como bispo auxiliar de Morelia, tomando posse 22 fevereiro, no Santuário Diocesano do Senhor da Misericórdia.

dom_lacunzaCardeal José Luis Lacunza Maestrojuán

Nascido no Panamá entrou para a Ordem dos Agostinianos Recoletos, na província de Nuestra Señora de la Consolación. Foi ordenado padre em 13 de julho de 1969, em Pamplona. Cerca de dois anos depois, ele foi enviado para o Panamá, onde foi reitor da Colego San Agustín, reitor da Universidade de Santa María la Antigua e presidente da Federação das Escolas Católicas.1 Em 1983, se naturalizou panamenho.

Nomeado bispo-auxiliar de Panamá em 30 de dezembro de 1985, foi consagrado em 18 de janeiro de 1986. Transferido para a Sé de Chitré em 29 de outubro de 1994, onde ficou até 2 de julho de 1999, quando foi transferido para a Sé de David. Foi presidente da Conferência Episcopal do Panamá nos quadriênios 2000-2004 e 2007-2013.

Em 4 de janeiro de 2015, o Papa Francisco anunciou a sua criação como cardeal, no Consistório Ordinário Público de 2015.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.