Igreja

Dom Eduardo Malaspina é nomeado como bispo diocesano de Itapeva (SP)

Desde junho, o cargo estava vago após Dom Arnaldo Carvalheiro ir para a diocese de Jundiaí

Escrito por Redação A12

28 DEZ 2022 - 16H28 (Atualizada em 29 DEZ 2022 - 08H03)

Diocese São Carlos

A Nunciatura Apostólica, a embaixada do Vaticano no Brasil, informou, nesta quarta-feira (28), que o Papa Francisco elegeu Dom Eduardo Malaspina, atual bispo auxiliar de São Carlos (SP), como sétimo bispo diocesano de Itapeva, na região sudoeste paulista.

Leia MaisDom José Albuquerque é o novo bispo de Parintins (AM)Novo bispo de Brasília, Monsenhor Antônio recebe Ordenação Episcopal

O último a assumir o posto foi Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, que ficou entre outubro de 2016 e junho de 2022 na função. 

Dom Eduardo, em carta enviada à Diocese, ressalta a sua missão evangelizadora e sinodal.

"Chego para cooperar como um simples operário na vinha do Senhor e também 'para edificar o Corpo de Cristo' (Ef 4,12) que é a Igreja, presente nas cidades e todos os distritos presentes em nossa Igreja Particular. Meu desejo é de edificarmos juntos, no amor, este Corpo de Cristo através de nossa ação, carisma e ministério".

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou mensagem de saudação a Dom Malaspina por sua nomeação.

“Gostaríamos de lhe encorajar em sua nova missão e relembrar-lhe que Deus sempre vem ao nosso auxílio, tornando o discernimento mais fácil e colocando ao nosso dispor algumas ajudas. Desejamos que em sua nova diocese possa consolidar a sua relação afetiva com Jesus, ajudando a superar suas dúvidas e medos na missão. Por fim, que neste tempo natalino, o olhar de Jesus desperte o seu coração e comprometa-o a construir um mundo mais fraterno, diz um trecho da mensagem.

CNBB
CNBB


Biografia

Dom Eduardo Malaspina nasceu em Tabatinga (SP) em 12 de julho de 1967. Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano e fez Ciência da Comunicação Social, na Universidade Salesiana, em Roma. Concluiu Jornalismo na Universidade do Sagrado Coração em Bauru, de 2001 a 2004, e mestrado em Teologia Pastoral na faculdade de teologia Nossa Senhora da Assunção, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, de 2009 a 2012.

Durante seu ministério em São Carlos (SP), foi Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Jaú (1992), administrador da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Américo Brasiliense (SP), de 1992 a 1999 e Secretário Diocesano de Pastoral e Coordenador Diocesano da Pastoral da Diocese de São Carlos de 2000 a 2008.

Entre outras funções importantes, Dom Eduardo administrou a Paróquia de São Nicolau de Flüe em São Carlos (SP), de 2001 a 2018.

Em maio de 2018 foi ordenado como bispo auxiliar da região como também referencial da Comissão de Defesa da Vida do regional Sul 1 da CNBB e presidente da Sub-Região Pastoral Campinas do regional Sul 1 da CNBB.


Família dos Devotos recebeu Dom Geraldo de Paula, bispo auxiliar de Niterói (RJ)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...