Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja

Dom Pedro Fedalto lança obra que conta a história da Igreja no Paraná

Foto de: Arquidiocese de Curitiba

dom_pedro_fedalto_com_livro

Dom Pedro Fedalto com seu livro. 

O arcebispo emérito de Curitiba (PR), dom Pedro Antonio Marchetti Fedalto, lança hoje (12), às 19h, no Círculo de Estudos Bandeirantes, órgão cultural agregado à PUCPR, o livro "História da Igreja no Paraná". A obra produzida pelo Regional Sul 2 da CNBB é uma contribuição do autor para os 50 anos de fundação do organismo. Além do lançamento do livro, dom Pedro fará uma conferência sobre o tema.

Na apresentação do livro, dom Pedro Fedalto fala sobre o que originou a sua publicação e conta sobre o apreço que sempre teve com a história da presença da Igreja Católica no estado paranaense.

“Eu me confesso profundamente grato a meus irmãos Arcebispos e Bispos do Paraná, por me incentivarem a publicar, no Jubileu de Ouro da Fundação do Regional Sul 2 da CNBB as minhas apostilas das aulas aos seminaristas sobre a História da Igreja no Paraná”, relata o arcebispo emérito. 

“É motivo de honra para mim e ao mesmo de sincero agradecimento. Reconheço com humildade que não é uma obra prima. Sempre me interessei em conhecer a História da Igreja do Paraná, lendo o Boletim Eclesiástico da Arquidiocese de Curitiba, como seminarista do Seminário São José, encontrando-o na sala dos Padres Professores”, recorda dom Pedro.

O arcebispo emérito acumula em sua vida mais de 60 anos dedicados à evangelização em terras paranaenses. Desses, 30 anos foram à frente da arquidiocese curitibana. Ao falar de sua publicação mostra a humildade de um homem que sempre buscou servir a Deus e sua Igreja sem méritos.

“Não me vanglorio de nada. Sei que é uma obra incompleta, limitada. Era necessário aprofundar mais minhas pesquisas históricas. Quem sabe alguma afirmação seja mais subjetiva do que objetiva. Que alguém se aprofunde mais e escreva uma história da Igreja do Paraná mais perfeita”, destaca.

livro_historia_parana_dompedrofedaltoO autor

Dom Pedro Fedalto foi ordenado sacerdote em 6 de dezembro de 1953 e sua sagração episcopal ocorreu em 28 de agosto de 1966. Foi bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba de 1966 a 1970 e administrador apostólico diocesano no ano de 1970, sendo empossado como arcebispo no dia 28 de fevereiro de 1971.

Seu lema “A verdade na caridade” foi marca registrada de seu serviço durante os 30 anos em que serviu a Arquidiocese e a CNBB do Paraná como presidente por 28 anos.

Após completar 75 anos de idade, dom Pedro Fedalto escreveu uma carta à Santa Sé solicitando o seu afastamento do cargo de arcebispo metropolitano de Curitiba. O pedido foi aceito em 15 de maio de 2004.

Dom Pedro criou 74 novas paróquias, ordenou 74 padres diocesanos, acolheu congregações femininas e masculinas. Em seu pastoreio abriam-se 20 casas para a formação de leigos; criou em 1975 o ICE- Instituto de Cultura Eclesial para a formação de lideranças pastorais. Foram constituídas 47 novas igrejas e adquiridos cerca de mil terrenos para a construção de novas igrejas e capelas; conseguiu a concessão de abertura da Rádio Clube. 

Serviço: Lançamento do livro "História da Igreja no Paraná", 580 páginas. Local: Círculo de Estudos Bandeirantes - Rua XV de Novembro, 1050 – Centro. Horário: 19h. Informações: (41) 3222-5193 com o Círculo de Estudos Bandeirantes ou ainda com o Regional Sul 2, pelo telefone (41) 3224 7512 e e-mail secretaria@cnbbs2.org.br.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.