Na última quinta-feira (18) o Papa Leão XIV autorizou a promulgação dos decretos que reconhecem 12 novos beatos e três novos veneráveis. Entre os novos beatos estão 11 mártires da Guerra Civil Espanhola, mortos por conta da sua fé cristã na década de 1930. Também foi reconhecida a beatificação de Enrique Ernesto Shaw, pai de família e empresário argentino, cuja vida foi marcada pelo compromisso com a Doutrina Social da Igreja.
Também foram reconhecidas as virtudes heroicas de três figuras da vida consagrada e sacerdotal, que passam a ser veneráveis. São dois italianos, Frei Berardo Atonna e Irmã Domenica Caterina dello Spirito Santo, e Joseph Panjikaran, sacerdote indiano.
Os 11 mártires espanhóis foram mortos durante um período de intensa perseguição anticristã que marcou a Guerra Civil Espanhola, em meados dos anos 1930. Eles pertenciam às atuais dioceses de Madri, Getafe e Alcalá de Henares.
Foram assassinados por ódio à fé, em um contexto de violência sistemática contra membros da Igreja. Alguns foram presos, torturados e chegaram a ser forçados a cavar a própria cova momentos antes da execução.
Entre eles estão nove seminaristas, um sacerdote diocesano e um leigo. A documentação da época demonstra que todos tinham clara consciência do risco que corriam e estavam dispostos a entregar a própria vida por Deus.
Os mártires reconhecidos são: Ignacio Aláez Vaquero, Pablo Chomón Pardo, padre Julio Pardo Pernía, Antonio Moralejo Fernández-Shaw, padre Liberato Moralejo Juan, Jesús Sánchez Fernández-Yáñez, Miguel Talavera Sevilla, Ángel Trapero Sánchez-Real, Cástor Zarco García, Mariano Arrizabalaga Español e Ramón Ruiz Pérez.
Entre os novos beatos está também Enrique Ernesto Shaw, leigo argentino, pai de família e empresário, cuja vida revela que a santidade também se constrói no cotidiano, nas relações e no compromisso social.
Nascido em Paris, em 26 de fevereiro de 1921, Shaw mudou-se ainda jovem para Buenos Aires. Ingressou na Marinha e, durante os períodos no mar, dedicava-se a promover encontros catequéticos com outros marinheiros. Posteriormente, passou a atuar no mundo empresarial, buscando aplicar os princípios da Doutrina Social da Igreja nas relações de trabalho.
Participou ativamente da Ação Católica e do Movimento da Família Cristã, promovendo iniciativas voltadas à formação dos leigos e ao mundo do trabalho. Foi casado com Cecilia Bunge, com quem teve nove filhos, e foi nomeado presidente dos Homens de Ação Católica em 1961.
Shaw faleceu em 27 de agosto de 1961, em decorrência de um câncer. Sua beatificação foi reconhecida após a confirmação de um milagre ocorrido em 2015: a cura de um menino de cinco anos que sofreu traumatismo craniano após um coice de cavalo. Após cirurgias e acompanhamento médico, constatou-se que seu sistema ventricular havia retornado ao tamanho normal, sem sequelas significativas.
Três novos veneráveis: vida doada no silêncio e no serviço
O Papa Leão XIV também reconheceu as virtudes heroicas de mais três servos de Deus, que passam a ser veneráveis, vindos da Itália e da Índia.
add Reze pela beatificação do Padre Vítor Coelho de Almeida
Fonte: Vatican News
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Natal e desigualdade social: o que a fé nos ensina a fazer
O Natal reacende a reflexão sobre pobreza e violência, lembrando que a partilha concreta é resposta essencial para devolver dignidade e esperança social.
Estão abertas as inscrições do projeto “Comunhão e Partilha”
Dioceses e prelazias podem se inscrever para o projeto “Comunhão e Partilha”, que apoia a formação de padres em todo o Brasil.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.