Por Redação A12 Em Igreja

Igreja do Rosário no Espírito Santo será reaberta aos fiéis no próximo domingo

Uma das igrejas mais antigas e ainda em funcionamento, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Vila Velha, no Espírito Santo será reaberta aos fiéis no próximo domingo (18), após passar por um período de restauração. Fundada em 1535 a igreja guarda a história da presença da Igreja no Estado e no Brasil.  

Igreja do Rosário no Espírito Santo (Governo do Espírito Santo)

Com o processo de restauração, o telhado foi substituído parcialmente e foram feitas novas instalações elétricas, sonorização e iluminação. Partes da decoração de tempos antigos, antes escondidas por trás de camadas de tinta, foram revitalizadas revelando a beleza e a peculiaridade da importante igreja. 

Um concerto de Natal com a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo marcará a cerimônia de reabertura a partir das 18h. A primeira missa após o restauro será realizada no dia 20, às 19h30.

Semanalmente, a capela ficará aberta para visitação todas as terças-feiras, no horário da missa das 19h30 e aos domingos, às 8h, além da primeira sexta-feira do mês, às 19h30. A direção da capela estuda ainda a possibilidade de que a igreja permaneça aberta para visitação de terça a domingo, no horário das 8h às 17h. 

História  | A Igreja Nossa Senhora do Rosário é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e marco na Colonização do Solo Espírito-santense.

Igreja do Rosário no Espírito Santo (Governo do Espírito Santo)

Foi fundada na Vila do Espírito Santo, hoje, Vila Velha, na mesma data da chegada de Vasco Fernandes Coutinho, 1º Donatário da Capitania do Espírito Santo, em 23 de maio de 1535. 

Segundo a prefeitura de Vila Velha, a igreja do Rosário é a mais antiga em funcionamento no Brasil. O título também já foi atribuído à igreja localizada em Igarassu, dedicada a São Cosme e Damião, no Pernambuco, fundada no mesmo ano. 

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Vila Velha é o único templo da América que conserva a história do Padroado (A Doutrina da Igreja Católica do Novo Mundo), tendo preservado o documento de doação das santas relíquias de São Colombo e São Liberato. Outra curiosidade é que o Brasão da Cidade ostenta representações de Nossa Senhora do Rosário. No símbolo há uma coroa em forma de fortaleza, representando cinco torres de cor prata, simbolizando a primeira cidade do Estado. E no meio da coroa há uma flor-de-lis, representando Nossa Senhora do Rosário.

A igreja guarda a história da presença da Igreja no Estado e no Brasil. Igreja do Rosário no Espírito Santo será reaberta aos fiéis no próximo domingo

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.