Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 21 MAI 2018 - 12H00

Instituições Católicas de Saúde organizam congresso para unir forças e superar crise

Shutterstock.
Shutterstock.

Representantes de Instituições Católicas de Saúde de todo o Brasil vão se reunir nos dias 16, 17, 18 e 19 de julho de 2018, para o I Congresso Brasileiro de Instituições Católicas de Saúde. O evento busca unir forças entre as diversas organizações de saúde para superar a atual crise e garantir a continuidade sustentável, bem como, manter o serviço assistencial junto aos pobres.

Leia MaisO que se entende por “ideologia de gênero?”Voluntários unem Igreja e Estado para resolver pequenos conflitosO que querem os indígenas? "São enormes os desafios para conjugar a prioridade de nossos Carismas à lógica econômica e à eficiência. Nossas unidades de saúde precisam estar abertas à colaboração de técnicos, com projetos comuns e de partilha de boas práticas profissionais.", escrevem Irmã Maria Inês, presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional) e Irmã Marinete Tibério, presidente da Comissão Executiva do Congresso.   

A iniciativa tem como propósito integrar e fortalecer as instituições por meio do debate, da troca de conhecimentos e da formulação de propostas para sustentabilidade do negócio e a excelência em gestão, sem abrir mão do objetivo primordial de manter viva a missão assistencial junto aos mais necessitados.

A Igreja Católica mantém mais de 100 mil instituições de saúde. É uma das maiores forças de assistência social neste setor no mundo.

Programação 

Reprodução.
Reprodução.
Cardeal Peter Turkson.

O primeiro dia de palestras terá enfoque religioso, com uma proposta de reflexão sobre origem, inspiração e missão das instituições católicas de saúde. Terá a participação de pessoas de influência neste cenário, como o Presidente de Honra e Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta – O. Cist, e o Cardeal Peter A. Turkson, prefeito do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, do Vaticano, que fará a palestra magna.

O segundo dia terá caráter técnico e prático, com palestrantes experientes no mercado brasileiro da Saúde, como o Presidente da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), Francisco Balestrin, e o CEO do Hospital de Barretos, Henrique Prata, que trará sua experiência na captação de recursos financeiros.

Durante o evento, será lançada a Associação Brasileira de Instituições Católicas de Saúde (ABICS) e haverá a apresentação do I Censo das Instituições Católicas de Saúde.

Irmã Marinete Tibério é presidente do Hospital São Vicente de Paulo, na Tijuca, no Rio, para ela o congresso será um "divisor de águas" no segmento. "Torna-se premente a realização de um trabalho conjunto, que possa alinhar nossos propósitos e interesses, tornando-nos mais fortes para suportar as pressões do mercado corporativo. Pretendemos, assim, unir forças e conhecimentos de novas práticas para sustentabilidade das nossas instituições", assinala a religiosa.

Mais informações: www.cbics.com.br

Fonte: Site do congresso.

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.