Por Redação A12 Em Igreja

Morre o bispo de Paranaguá, dom Frei João Alves, aos 58 anos

Faleceu na manhã desta quinta-feira, 9, dom Frei João Alves dos Santos, aos 58 anos, bispo da diocese de Paranaguá (PR). O bispo morreu após complicações de saúde e posterior falência múltipla de órgãos. Dom João Alves assumiu a diocese de Paranaguá em 2006 e tinha como lema episcopal: “Como aquele que serve”.

Foto de: Regional Sul 2.

Dom João Alves

Dom João Alves assumiu a
diocese de Paranaguá em 2006.

O corpo de dom João será velado até às 14h na igreja da Imaculada Conceição, sede da Província do Frades Menores Capuchinhos, na cidade de São Paulo. Em seguida, o corpo seguirá para a Catedral Nossa Senhora do Rosário, em Paranaguá (PR), onde deve ser velado durante a sexta e o sábado. No sábado, 11, haverá celebração das exéquias, às 16h, e em seguida, o sepultamento ocorrerá na cripta da Catedral. O bispo estava internado no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, desde a segunda quinzena de março.

Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João ocupava cargo de bispo referencial da Pastoral da Afro-brasileira, e no regional Sul 2, referencial da Pastoral Carcerária. Em nota, o Regional Sul 2 manifestou o seu pesar pela morte do bispo. “A Presidência do Regional Sul 2 da CNBB louva e agradece a Deus pela vida de dom João Alves. O seu jeito humilde de ser e seu testemunho de vida permanecem sendo um farol, especialmente para o povo Parnanguara, mas também para os católicos do Estado do Paraná. Nos mais de oito anos que esteve na frente da Diocese de Paranaguá, dom João Alves, seguindo as pegadas do Bom Pastor, doou sua vida pelo povo, mostrou-se incansável, dedicando-se, sobretudo ao mais pobres e no Regional Sul 2 foi atuante junto na construção da comunhão junto aos bispos”.

Aquele que serve 

Dom João Alves, 58 anos, era natural de Alto Alegre (SP). Ingressou na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos em dezembro de 1976. Fez a primeira profissão religiosa no dia 1º de janeiro de 1978 e os votos perpétuos em abril de 1982. Estudou Filosofia e Teologia, no Seminário de São Francisco, em Nova Veneza (SP), além de cursos de especialização em espiritualidade, na Argentina. Foi ordenado presbítero, no dia 04 de dezembro de 1982.

Durante sua trajetória no sacerdócio, exerceu funções de vigário paroquial na arquidiocese de Campinas (SP). Exerceu diversas funções na Província paulista dos Capuchinhos, sendo superior da comunidade local, promotor e definidor vocacional, formador e professor. Em 02 de agosto de 2006, foi nomeado bispo pelo papa Bento XVI.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.