A Santa Sé anunciou recentemente importantes alterações no episcopado brasileiro, com a aceitação de renúncias e a nomeação de novos bispos para diversas dioceses do país.

A Santa Sé designou um novo bispo para a Diocese de Itabuna, na Bahia. Dom Jailton de Oliveira Lino, P.S.D.P., transferido da Sé de Teixeira de Freitas-Caravelas, foi escolhido para conduzir a diocese baiana.
Dom Jailton nasceu em 28 de janeiro de 1965 em Feira de Santana, na Arquidiocese Metropolitana de mesmo nome, no Estado da Bahia. Completou seus estudos em Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em Porto Alegre (RS).
Em 15 de novembro de 2017, foi nomeado Bispo de Teixeira de Freitas-Caravelas, recebendo a ordenação episcopal em 13 de janeiro seguinte. Desde 30 de outubro de 2024 é Administrador Apostólico da Diocese de Itabuna.

O Dicastério para os Bispos comunicou a aceitação da renúncia de dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, O.F.M. da Diocese de Itapetininga (SP), conforme o Código de Direito Canônico, que estabelece a possibilidade de afastamento por limite de idade ou outros motivos apresentados ao Vaticano.
Para sucedê-lo, foi nomeado Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, até então bispo da Diocese de Nova Friburgo (RJ).
Dom Luiz Antônio Lopes Ricci nasceu em 16 de maio de 1966, em Bauru, na Diocese de mesmo nome, no Estado de São Paulo. Foi ordenado sacerdote em 10 de julho de 1997, incardinando-se na Diocese de Bauru. Em 10 de maio de 2017 foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Niterói, recebendo a ordenação episcopal em 16 de julho seguinte. Em 6 de maio de 2020, foi nomeado bispo da Diocese de Nova Friburgo, sendo transferido do ofício de auxiliar da Arquidiocese de Niterói.
Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi membro da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé. Agora, com a nomeação da Santa Sé, iniciará seu ministério episcopal em Itapetininga.

O Dicastério para os Bispos anunciou também a nomeação de dom Joaquim Giovani Mol Guimarães como bispo coadjutor da Diocese de Santos (SP).
Até então bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), dom Mol nasceu em 6 de janeiro de 1960, em Ponte Nova (MG), e foi ordenado sacerdote em 1988. Tornou-se bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte em 2006 e, ao longo de seu ministério, destacou-se pela atuação em pastorais sociais e na área da educação, sendo reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Com a nomeação como bispo coadjutor, dom Mol auxiliará na condução pastoral da diocese e, futuramente, assumirá sua liderança, garantindo a continuidade dos trabalhos evangelizadores na região.
Fonte: CNBB/ Vatican News
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.